sábado, 2 de maio de 2015

LIBERDADE...!


LIBERDADE NÃO É UMA PALAVRA ABSTRATA, MAS CONCRETA E DEVE SER PRECEDIDA DE RESPONSABILIDADE! VIVA A SUA LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE, LEMBRANDO SEMPRE QUE AONDE TERMINA A SUA, COMEÇA A DO OUTRO!  (CARLOS COSTA)


Qualquer que seja o tipo de liberdade com ou sem corrupção, será sempre melhor que qualquer ditadura que engana, mente e impõe sua vontade e a de quem está no Poder! Na liberdade democrática pode-se corrigir rumos; na ditadura, só com o uso da força, sequestros, saques, assaltos em busca da liberdade perdida, usurpada. Contudo, toda liberdade sempre vem precedida de uma responsabilidade, exercendo livremente sua cidadania, com respeito, ordem e reivindicando direitos.

De uma forma simplória e filosófica, a palavra “liberdade” significa a condição de um individuo não ser submetido ao domínio de outro. A liberdade, contudo, tem outros significados mais amplos. O teórico jurídico Kelsen, defendeu que toda força impositiva se justifica pelos atos que promove na condução de um Poder, mesmo usurpado, mas não é bem assim! A liberdade é a ausência total de submissão, servidão e determinação. É a total e responsável independência do ser humano! Por isso, com todo respeito, não aceito a teoria do jurista, embora em poucos casos, se justifique esse terror. 

Na prática, liberdade é um conceito tão genérico e ao mesmo tempo concreto que transcende o entendimento de muitos que entendem a liberdade como o ato de depredar, destruir patrimônio público e privado, incendiar etc. Também entendem como o direito de bater em professores em greve, negar que acessem a casa do povo, que não é mais tão do povo assim porque a Justiça nunca está do lado de quem deveria, Mas se isso é liberdade, o que seria, então, uma prisão sem grades? Em sentido inverso, seria a mesma coisa! Liberdade não é só o direito de agir sobre seu livre arbítrio, porque antes precede de uma obrigação, um dever, uma jurisprudência, qualquer coisa. Liberdade por liberdade pura e simplesmente é anarquia e na anarquia sem responsabilidade, seria igual a uma prisão sem grades porque a anarquia é um processo que também vem precedido de responsabilidade.

A liberdade é histórica e foi criada em 1793, criada pela Revolução Francesa, que adornou em sua bandeira as palavras “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, porque sozinha, isolada, a liberdade não é nada. Ela teria que vir com igualdade e fraternidade entre as pessoas. No Brasil do individualismo, do ter por ter, do querer sempre para si sem pensar nos outros, a palavra liberdade sem ser precedida de responsabilidade, é ainda um dos maiores problemas que dificultam a condução de um país próspero, responsável e desenvolvido, porque existe liberdade sim, mas faltam a igualdade e a fraternidade! Sem isso, a liberdade não passa de um sonho e o Brasil está sonhando, infelizmente, porque nada do que ocorre foi idealizada por pensadores e filósofos como Sartre, Descartes, Kant e Marx que disse “se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária” ou, ainda, “se uma pessoa ama sem inspirar amor, isto é, se não é capaz, ao manifestar-se uma pessoa amável, de tornar-se amada, então o amor dela é impotente e uma desgraça”.

Que quis dizer Karl Marx? Liberdade de agir, amar, se doar, respeitando a liberdade do próximo e, respeito, é o que ainda falta muito para o povo brasileiro aprender porque, infelizmente, a liberdade continua sendo, na cabeça da grande maioria do povo, um conceito utópico porque quando se a tem, não se usa para o fim do bem e também porque permanece questionável se realmente os indivíduos têm a liberdade que dizem ter, se as mídias realmente existem livres ou não!

Eticamente, a liberdade também está relacionada ao conceito de responsabilidade, o que mais está em falta no Brasil das revoltas, dos professores sendo enfrentados pela polícia, sem poder entrar na casa dos parlamentares que elegeram....Isso é ridículo! Como já se viu liberdade sem liberdade? Concluo essa crônica com as palavras do Hino da República, escrito por Medeiros de Albuquerque: “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!” porque os indivíduos manifestam sua liberdade em grupo, criando seu próprio mundo e defendendo seus próprios interesses e não os coletivos, como deveria ser.

11 comentários:

  1. Sim, amigo Carlos Costa, a liberdade de ir e vir onde e quando quisermos, de exercer nossa cidadania, nossos direitos básicos de educação, saúde, segurança. A liberdade de nos expressar, de dizermos assertivamente o que merecemos, e termos esse direito respeitado. De criar o que quer que seja, sem a infeliz preocupação de não ter os recursos necessários. De pais de família darem as coisas que os filhos precisam, que eh o direito de sorrirem felizes e bem alimentados. O direito a uma liberdade plena, e se não assim, mas uma que pelos menos amenize o vexame e a indignação. A liberdade de amar ao proximo mais do que a nós mesmos.
    Como sempre, brilhante seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Magistral,meu caro amigo!Abraços de além-Mar

    ResponderExcluir
  3. "No Brasil todos tem e conhecem seus direitos ms não sabem nada sobre seus DEVERES (Autor Desconhecido)

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez voce nos apresenta uma excelente cronica e nos expões sua notável percepção da vida e de nossa realidade.parabéns Carlos, temos muito orgulho de ter amigos tão lúcidos assim como voce em nossa rede.
    Grande abraçoJ.Batista

    ResponderExcluir
  5. Jair Corrêa/Academia Virtual de Escritores3 de maio de 2015 às 13:04

    MUITO BOM GOSTEI DE ENCONTRAR TANTAS VIRTUDES DE HUMANISMO DEUS SALVE NOSSO Edno Araujo Brasil

    ResponderExcluir
  6. concordo totalmente com voce caro carlos costa. o texto se mostra bastante técnico. mas vou opinar que a liberdade ao meu ver nao pertence ao proletàrio quetem apenas a força do trabalho. mas ah se nao fosse essa força nenhum sistema existiria até chegar ao capitalismo. e o proletàrio se ve tao alienado nesse processo que ele se coisifica. chega a pensar que tem se que diabolizar se em detrimento de sacralizar e cristalizar o sistema. só a pessoa é livre? e o individuo nao?

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você . A liberdade deve ser usada para fazer o bem, mas muitos brasileiros e politiqueiros estão fazendo o contrario e usando a liberdade para destruir , corromper, agredir. Bom texto

    ResponderExcluir
  8. �� Liberdade não e uma palavra abstrata, mas concreta e deve ser precedida de responsabilidades. viva a sua liberdade com responsabilidade lembrando sempre que aonde termina a sua, começa a do outro ���� Carlos Costa #parabêns ��

    ResponderExcluir
  9. Texto muito bem elaborado. Um assunto sempre atual liberdade sem igualdade e fraternidade não existe.
    Um povo só é verdadeiramente livre quando tem seus direitos assegurados na constituição. O que não é o caso do nosso país, onde poucos com tanto e muitos sem nada.

    ResponderExcluir
  10. Max Carphentier (Escritor)4 de maio de 2015 às 13:52

    Oi Carlos, o artigo é uma oportuna recordação de grandes conceitos sobre liberdade.Um abraço.Max.

    ResponderExcluir
  11. Você sempre nos mostrando a verdade através dos seus textos maravilhosos , isso é muito bom , amigo !

    ResponderExcluir