sexta-feira, 8 de abril de 2016

MUDANÇAS OU RETROCESSOS?


O que era normal ontem, hoje já não é mais!? O que aconteceu no mundo dito digital, tecnológico?  As coisas mudaram tanto para pior e tão rapidamente!

Ontem, criança, com um simples olhar de um pai ou de uma mãe, ou um gesto, um movimento de cabeça ou ainda um aceno de mão, eram suficientes para fazer entender que uma "criança não devia ouvir conversa de adultos". Entrávamos no quarto, antes mas que uma mão de alguém quase sempre viesse quase junto com o olhar, um cinto, uma sandália ou qualquer outro objeto que fosse encontrado pelo adulto, quando visita fosse embora. Naquela época, embora não houvesse proibições, também não seria educado se reprimir o filho na frente das visitas. Mas...depois, a peia comeria no lombo!

Com raiva, mas sem demonstrar explicitamente isso, entrávamos no quarto, fechávamos a porta sem batê-la forte e só saíamos dele quando o "adulto", a visita, já tivesse saído. Como sabíamos que a visita já tinha ido embora? Ah, inventávamos nossos próprios métodos de espionagem amadora: colávamos o ouvido à porta; olhávamos pela fechadura, brechas das paredes das tábuas da maioria das casas, enfim, a nossa geração era mais criativa do que a atual chamada de tecnológica, pois sabíamos que se e não entrávamos logo no quarto ao primeiro olhar,  se sabia que quando a “visita fosse” embora, um adulto entraria no quarto com o cinturão ou sandália na mão ou qualquer outra coisa que encontrasse e nos dava uma surra para aprendermos que criança não deve desrespeitar o adulto!

Ah, se soubesse que tínhamos escutado toda a conversa! Isso só era revelado a amigos de confiança que tínhamos certeza que nada contariam depois para ninguém. Como tínhamos essa certeza? Porque os conhecíamos bem, brincávamos com eles, era tudo olho no olho, pele a pele, enfim. Sabíamos e podíamos confiar. Não era como hoje que tudo acontece por um computador, um bate papo, uma “ficada”. Era tudo diferente. Mas como mudou tanto para pior em pouco tempo?: Teria sido culpa da tecnologia ou teriam sido das mudanças rápidas nos costumes, hábitos familiares e leis? Talvez a resposta esteja em todos esses itens! Mas não tenho certeza!

Só sei que hoje, tudo mudou: é preciso que se diga, "vá para o quarto!" e a criança não vai, fica embirrada e ainda retruca "não vou!" e nada  podemos fazer nem antes e nem depois porque existem  a Lei da Palmada, o Estatuto da Criança e o Adolescente e outras leis que protegem menores e prejudicam as famílias que não entendem como é que tudo mudou tanto e tão rapidamente!

O que aconteceu com essa geração tecnológica que não lê mais, escreve errado e ainda é estúpida e agressiva contra quem lhes quer educar? Antes fabricávamos nossos próprios brinquedos, corríamos como com nossos próprios carrinhos construídos com latas de leite cheias de areia, empurrávamos aros de bicicleta, pneus, descíamos ladeiras em carros de rolimãs e sentíamos orgulho por tê-los construídos com nossas próprias mãos. Tudo era mais simples, perfeito e, melhor, não usavam pilhas. As pilhas eram nossas próprias energias acumuladas no corpo.  Ah, como era gostoso!  O ontem que se perdeu no horizonte, hoje, será que faríamos o mesmo tudo igual ou entraríamos para essa loucura que se tornou a tecnologia que a cada dia lança uma coisa nova, um produto novo, um modelo novo e nos deixa loucos porque as propagandas são tão intensas que crianças já nascem pedindo como presentes os novos lançamentos, os últimos modelos.! Que valores se  perderam   por vários motivos e razoes e nos fizeram avançar e regredir? Qual valores errados essa geração de antes da tecnologia  passou admitir e usar como se fossem  certos? Progredimos regredimos ou “emburrecemos” com a tecnologia?

Quero entender:  evoluímos ou vivemos na idade da pedra-tecnológica?! 


O que teria acontecido?

17 comentários:

  1. Escelenti Reflessões. Escrevi assim exatamente como eles se expressam.Triste! Mas acredito em DEUS que alguma coisa acontecerá de ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Às vezes fica difícil entender porque a nossa EVOLUÇÃO tem que passar necessariamente por uma INVOLUÇÃO.
    Vai saber....

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto tambem. Esse em especial remeteu a rígida, porém frutífera educação de nossos pais e avós !!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que 'e preciso um pouco de censura e repressão nos dias de hoje. Acho por exemplo que o jeito que a prostituição era antes era o correto. E que deveria ser proibido a prostituição nas ruas e nas redes sociais , quem quisesse prostituir deveria fazer em ambiente apropriado para isso sem influenciar as crianças. Bom texto.

    ResponderExcluir
  5. .Moises Cabral Bessa8 de abril de 2016 às 17:22

    Gostei das suas cronicas! Compartilho do mesmo pensamento e sentimento! Feliz sábado!

    ResponderExcluir
  6. Acredito piamente que nossa geração era mais feliz na infância...a tecnologia emburreceu as crianças de hoje, roubando-lhes a infância!

    ResponderExcluir
  7. MUDANÇAS OU RETROCESSO???

    CRONICA SHOWWWW DE BOLAAAAAA

    ResponderExcluir
  8. Muito lindo e verdadeira essa croniva

    ResponderExcluir
  9. Direta e indiretamente somos mais do que refens dessa tecnologia, que transfomou o mundo *_jura-ki-x_* ,num mundo globalizado e cheio de distorçoes e confusoes. Ai que saudade daquela epoca, ou nao?

    ResponderExcluir
  10. Marilene Aboaxe Dantas11 de abril de 2016 às 07:08

    MARAVILHAAAAAAA

    ResponderExcluir
  11. MUDANÇAS OU RETROCESSOS?


    MUDANÇAS DA ERA DIGITAL.

    FILHO Ñ OBEDECE AOS PAIS.
    OS IDOSOS NÃO SABEM DE NADA.SÓ OS JOVENS SABEM DE TUDO.
    TODO ASSUNTO É ESCANCARADO PRA CRIANÇA Q NÀO TEM MATURIDADE PRA APRENDER.
    SEXO É ASSUNTO LIBERAL.
    PODE-SE FAZE-LO INDISCRIMINADAMENTE E IRRESPONSAVELMENTE ATÉ O DIA QUE SURGE UM.BB.
    DAÍ FICA TUDO NORMAL.MAS OS PAIS É QUEM VÀO CRIA-LO.
    PQ AS CONVERSAS ERAM PROIBIDAS DE OUVIR.
    PARA NÃO ANTECIPAR O TEMPO DAS COISAS ACONTECEREM.
    TUDO ERA A SEU TEMPO.
    Ñ RECLAMO DAS PEIAS QUE LEVEI.SEI QUE SE TENHO CARATER HOJE FOI POR CAUSA DA CRIAÇÃO Q TIVE.
    CARLOS COSTA ESSE ASSUNTO FOI O QUE MAIS MEXEU COMIGO.

    ResponderExcluir
  12. Verdade amigo esse avanço na criação dos filhos, me parece mais um retrocesso, não respeitam os idosos e pior n respeitam os pais, essa lei da palmada foi o fim, qdo a mãe vai corrigir com palmadas, elas dizem que vão denunciar os pais! Pode?

    ResponderExcluir
  13. Verdade amigo esse avanço na criação dos filhos, me parece mais um retrocesso, não respeitam os idosos e pior n respeitam os pais, essa lei da palmada foi o fim, qdo a mãe vai corrigir com palmadas, elas dizem que vão denunciar os pais! Pode?

    ResponderExcluir
  14. É o preço da modernidade!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu ensino dessa forma só com olhar ou gesto. Pq quem manDa na minha filha sou eu.

    ResponderExcluir
  16. Oi boa tarde. Valeu ai pelas informações. Gostei com tudo exposto.

    ResponderExcluir