sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A VIDA & MORTE


Para morrer, é suficiente apenas estar vivo!

Mário Cesar da Silva Dantas, já não está mais entre nós. Partiu para o convívio dos eleitos. Rendo-lhe homenagens, com orgulho.

Trabalhei com ele como repórter de telejornalismo, na emissora TV BARE fundada comandada pelo casal de despachante aduaneiro Airton e Eleonor Pinheiro, já não está mais entre nós. A mim e todos o que conviveram com ele, deixou profundas e gostosa lembranças. Era profissional competente, responsável em tudo o que fazia, era um dos bons cinegrafistas de sua época. Diabético, foi submetido a uma cirurgia de apêndice, surgiram várias complicações.

Lembro-me das muitas vezes que saiamos da TV e Mário pedia ao motorista visitar sua então noiva MARIA JOSE FRANÇA DANTAS no Conjunto Vieiralves. A visita era rápida e depois seguíamos nosso trajeto para cumprir a pauta desenvolvida pela produção, na agradável e risonha companhia de Mário e o auxiliar que apelidei de Pedro Augusto, mais conhecido e famoso como “Pedro Bala”. Desenvolve a mesma profissão do Mário, como cinegrafista no Programa de Babby Rizzatto, apresentadora de programa de variedades, na hoje TV A Crítica, da Rede Calderaro de Comunicações, sucessora da TV Baré. “Pedro Bala”, parecia ser irmão de sangue de Mário César da Silva Dantas, mas nunca cheguei a perguntar. Faltou-me coragem na época e esse segredo ficará sepultado com ele no cemitério São João, onde foi sepultado o corpo inerte dele. Devido minha saúde também frágil em razão de 11 cirurgias no cérebro desde 2006, não compareci ao seu velório, companheiro. Mas me despeço de você com essa crônica que escrevo com emoção.   
.
Casados e com um filho adolescente, visitei o Mário e sua esposa, em um apartamento em que morava no centro de Manaus, por trás da Casa do Campo, na Av. Djalma Batista. Não era exatamente atrás. Tinha-se que descer uma ladeira para alcançar o condomínio. Falava sempre com orgulho de seu filho primogênito, mas devem ter tido mais filhos. Doente, encontrei uma vez a esposa dele na casa da amiga Francisca Rocha, graduada em Administração de Empresas  e fiquei sabendo por ela da doença dele. Ela bacharelou-se  pela UFAM e hoje professora de Educação Física.
A postagem do leitor e divulgador das crônicas que escrevo agora, usando só o polegar direito, Jonas Santos, me deixou em choque e revi mentalmente como tinha sido boa nossa convivência: ele entrando e Mário pedindo para dar uma “passadinha rápida” na casa de sua então noiva e hoje esposa. Descia rápido, usando tênis, camisa quase sempre de meia  visitava  como se fosse "médico", em visita de seus pacientes em hospitais e retornava ao carro. "Agora, podemos ir" dizia ele.
.

Pelas redes sociais, fiquei sabendo que meu amigo jornalista Mário César da Silva Dantas, vítima de complicações da diabetes, faleceu aos 65 anos, no hospital da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, que chequei a entrevistá-lo muitas vezes para A NOTÍCIA, no horário da tarde. A família enlutada informou que seu corpo foi velado na funerária Canaã, localizada na rua Major Gabriel, nº 1833, Centro, próximo a TV Cultura. Mário Dantas foi um dos sócios e fundadores do Blog da Floresta e Portal Correio da Amazônia. 
Fiquei sabendo pelas redes sociais de whats, que ele também exerceu a profissão em vários meios de comunicação e, sob a Presidência do vereador Chico Preto (PMN), foi Diretor da TV Câmara nos anos de 2005/2006. Vá em paz amigo querido, escrever e dirigir o blog da Floresta e o Portal Correio da Amazônia, junto com seu sócio e também meu amigo, o jornalista Orlando Farias, lá do céu, onde você já deve estar agora. 



5 comentários:

  1. Claudiana Alves/Alagadiço/Bahia29 de setembro de 2017 às 16:38

    [Que triste.
    Meus pêsames

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por essa linda homenagem

    ResponderExcluir
  3. Uma pena!
    Lamentável a morte precoce de camarada.

    ResponderExcluir
  4. Blog sofreu dois baques em 2013, já tinha perdido um dos sócios e agora outro jornalista, A morte anda sempre ao lado da vida, não existe, hora, momento, para agir, é muito triste

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Carlos Costa. Bom dia!

    Belíssima homenagem (póstuma).

    Fraternalmente.

    ResponderExcluir