terça-feira, 5 de setembro de 2017

"DIA DA ELEVAÇÃO À CATEGORIA DE PROVÍNCIA..."


Éramos mais jovens mais ou menos 30 anos e fui surpreendido pela pergunta do então jovem repórter de pista da Rádio Rio Mar, mineiro recém-chegado a Manaus, Ronaldo Tridentes, "Carlos Costa, o que se comemora hoje?" Hoje advogado e empresário e dono da REDE TRIDENTES DE RÁDIO E COMUNICAÇÕES. 

Acho que era provavelmente sua primeira transmissão direta, ao vivo pela Rádio Rio Mar foi, onde ele começou a trabalhar,depois passou pelas Rádio Baré, Tropical, TV e Rádio Amazonas,  na qual apresentou por anos "O Clube do Rei" com músicas do cantor Roberto Carlos. Depois entrou na política, se elegeu Deputado Estadual por diversas vezes, se tornou muito importante e perdi contrato com o hoje empresário de comunicação, mas continuo-o considerando amigo. Não tenho certeza, porém, se a reciproca continua sendo verdadeira.

Ele estava abaixado e também e apabaixando-me respondi no ouvido dele: "Comemora-se hoje o DIA DA ELEVAÇÃO FO AMAZONAS À CATEGORIA DE PROVINCIA, EM 1805, DE CUJA SITUAÇÃO NA SAIU ATE HOJE".

-Paulo Gilberto e Rubens Calvão, que monitoravam do estúdio emissora ainda AM, durante o garboso desfile de edtudantes ainda na Avenida Eduardo Ribeiro, onde ocorriam também os desfiles militares na época de nossa juventude iniciantes, "o Carlos Costa me deu uma informação e eu queria passá-la para todos os ouvintes da rádio". 

Pedi que não o fizesse e o novato radialista.  Atendeu-me e nao fez. Mas dose ainda "nesse dia 5 de setembro, em que se comemora o dia da elevação do Amazonas à Categoria de província...." Mas não deu meu nome, menos mal! 

O Estado do Amazonas passava por uma efervescência politica na época porque dizia-se que viria para o Amazonas Gilberto Mestrinho para criar um partido e disputar e vencer as eleições no Estado, sucedendo o então o saudoso governador Jose Lindoso (in memoriam), que concorreu para o senado e perdeu as eleições!

Por que lembrei desse fato? Porque estamos na "semana do Amazonas e da pátria", mas continuamos comovendo como se fosse em uma província, embora Manaus tenha mais de 2 milhões de habitantes, uma Rodoviária inaugurada em 1980 e um porto de Manaus que é um "cemitério de desperdício de dinheiro de impostos": enterram-no em seguidas revitalizações que não melhoram em nada o transito no local!

Quando mudar o local do porto, talvez o trânsito no local seja melhor, como idealizou o prefeito de Manaus, Manoel Ribeiro. Mas o deixaram nem começar a transferência, quanto mais concluir todo o seu projeto.
        

3 comentários:

  1. Meu irmão,
    A vida é muito curta para acordar com arrependimentos.
    Ame as pessoas que te tratam bem.
    Ame, também, àqueles que mesmo distantes, lhes são caros.
    Acredite que tudo acontece por uma razão.
    Se tiver uma segunda chance, agarre com as duas mãos. Se isso mudar sua vida, deixe acontecer. Beije devagar e Perdoe rápido.
    Deus nunca disse que a vida seria fácil. Ele simplesmente prometeu que valeria a pen

    ResponderExcluir
  2. Interessantes lembranças memoriais

    ResponderExcluir
  3. Mais atenção a narrativa e à escrita, meu caro.
    Obrigado por dividir suas memórias conosco.

    ResponderExcluir