segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PERDAO ANA CAROLINA (NÃO TI VI NASCE E CRESCER) “AH, NÃO SABIA QUE DOIA TANTO” (GOSSON)


Perdão minha neta por não te ver nascer, crescer e só tê-la encontrado como menina-moça aos 12 anos de idade. Foi um encontro emocionante. Como disse o poeta potiguar Antônio Gosson em seu livro de memórias da família Gosson: “ah, não sabia que doía tanto”

Perdão por não a ter acompanhado em seu desenvolvimento. Perdão por não a ter acompanhado quando podia fazê-lo. Estava trabalhando muito para ganhar dinheiro e, agora, que posso e tenho todo o tempo do mundo, estou aposentado, mas com, mas com imóveis para garantir minha precoce aposentadoria aos 49 anos de idade.

“Ah, não sabia que doía tanto” viver aposentado por invalidez, ganhado tão pouco e ter que complementá-la com renda de aluguel, ao contrário de políticos federais que se aposentam com poucos anos de trabalho e esbanjam riquezas!

Ana Carolina, hoje sou um "ninguém’, precocemente aposentado por invalidez aos 49 anos de idade e não poderei mais como ajuda-la como gostaria de ter feito. Mas, hoje, é teu aniversário de 14 e anos e externo minhas emoções como melhor sei: escrevendo crônicas a filmando tudo quando vens me ver e nada na piscina do Condomínio. Tua beleza escultural e tua “morenês” e a grande educação que lhe tem dado tua mãe Melri.

Ela não estudou. Teu pai, começou 4 cursos superiores e todos foram abandonados. Mas estude por eles: os dois irão precisar de tua ajuda quando ficarem mais velhos. Teu pai, já precisa! Quero e te peço quando não abandones teus pais, mesmo sendo criado por um padrasto, como também fui.

Estou feliz por ter-te visto nadando parecendo uma seria sem o teu canto encantador que segundo a lenda, encantada os pescadores e todos que a escutam. Não externo mais emoções com sorrisos. Meu sorriso de piadista está sorrindo dentro de alguma UTI ou CTI em uma das 11 cirurgias a que fui submetido desde 2006, quando sofri em empiema cerebral em sala de aula na faculdade.
                                                                                   
Ah, se o tempo voltasse para apanhar-te em teus primeiros passos, em teus primeiros pedidos e atendê-los. Mas o tempo não é rebobinável como já foram as Fitas K-7 ou os filmes do passado mas pelo menos tive o orgulho de ver-te nadando para um lado e para o outo na piscina do MUNDI, onde resido, adquirido com fruto do trabalho enquanto você crescia e se educava muito bem.

Seu pai, diz-me que não és minha neta, a razão, não sei, mas sei que és. Tens um rosto igual ao meu filho, além de que és perfeita de corpo, rosto bonito de morena-jambo, uma perfeita simbiose de sua mãe e meu filho. Estude muito, forme-se qualquer coisa que seu coração assim determinar. Conversando contigo, a sinto com o desejo de cursar medicina ou direito. Não importa a tua escolha.

Em quaisquer a lugar que estiver, estarei orando para ti conseguires provar teu pai que és minha neta. Só o estudo pode mudar a condição social de uma pessoa. Era de uma família pobre e hoje tenho duas formações superiores. Numa delas, não consegui livrar teu pai do vício em que se meteu. A conheci em momento difícil e prometi ajudar-te como me fosse possível.

Tenho-a ajudada como posso! Se mais não posso na fora por falta de amor e carinho, mas porque minhas condições financeiras não me permitiram fazer-te..

Mas não lhe faltou carinho e respeito de seu avó coruja, como o é também o poeta e cronista potiguar Antônio Gosson!!!



Um comentário:

  1. Não importa como os laços chegam às famílias - o que importa é que eles existem. Deus abençoe sua neta - faça dela uma pessoa cada vez mais afetuosa com os pais e com esse avô tão bom - tão atencioso. Que todos os avós fossem tão carinhosos quanto você. Parabéns e que toda a família esteja sempre buscando essa harmonia com que toda a humanidade sonha. Parabéns pela linda crônica e pela neta iluminada e bem criada.

    ResponderExcluir