terça-feira, 24 de outubro de 2017

CRIANDO UM POLÍTICO LADRÃO (Jose Roberto/Carauari/AM)


"Não é a politica que faz seu candidato virar ladrão, é seu voto que faz o ladrão virar político" (Jose Roberto)


Nunca tinha pensado assim. Até ler um post de José Roberto, morador do município de Carauari/Am, a 788 quilômetros de Manaus, na calha do Rio Juruá com aproximadamente 30.000 habitantes.

A historiografia do município, registra que no ano de 1910, é criado o termo jurídico com a denominação de Xibauá. Um ano depois, através da lei estadual nº 683, é desmembrada do município de Tefé, uma parte de seu território, criando um novo município que tem como sede o povoado de Xauá.

É elevado à condição de vila no ano de 1912, com a lei estadual nº 1006 e sua sede é transferida para Carauari. Em seguida, o município passa a chamar-se Carauari. Em 1928 é criada a Comarca de Carauari e, em 1938, dez anos depois, a lei estadual nº 311 dá a Carauari foros de cidade.

Xibauá é uma ave da família dos xexéus. Também pode ser estudada com a decomposição da palavra em "xiba", dança, espécie de batuque, usado pelos negros e índios, ao som dos tambores; e "ua", forma contrátil de "iua", braço; de onde se deduz que xibauá, significa; braço ou batuque ou baqueta com que se toca o tambor. A palavra Carauari, é originária da língua geral ou nheengatu. A palavra é composta por "cará", variedade de tubérculo comestível; e "uari", verbo cair, que entra na formação da palavra como oxítono uari, Cará-Uári ou Cará-Uari "cará" que cai. Carauari, assim vem a ser uma variedade de trepadeira que produz tubérculos nos ramos, onde se desenvolvem, amadurecem e depois caem. Esses tubérculos são muito conhecidos pelo nome "cará do céu". A polpa do cará do céu é de sabor adocicado, dando à mastigação uma impressão de uma substância arenosa. Estudando a palavra, buscando a raiz ou radical da palavra Cará, como ensina Barbosa Rodrigues no seu precioso "Muiraquitã", verificamos que, este radica de origem asiática, tão frequente nos termos indígenas, significa pedroso, superior, soberano, que é o branco invasor do novo continente; e Uari ou Uári, formando a palavra arauari, que seria: - queda do poderoso. A historiografia pode ser encontrada na biblioteca “Wikipédia” e todos podem consulta-la, pela internet.


O ribeirinho José Roberto mais conhecido, por Curiol, reside há quatro anos em Carauari. Trabalha como auxiliar admirativo na terra comandada politicamente pelo prefeito Bruno Luis Litaif Ramalho. Como servidor da Prefeitura, também é eleitor consciente e político prova que não é a origem da pessoa que cria um político ladrão, mas seu voto que transforma o político em um ladrão!


Um comentário: