sexta-feira, 13 de outubro de 2017

SERIA TUDO CULPA DA REDE GLOBO, MESMO?



A sensível  e bem escrita novela com abordagens de temas sociais de FORÇA DO QUERER, de Gloria Perez  causou "sem querer" uma onda protestos contra a Rede Globo,  com pedido da volta da censura prévia à cultura para aplicá-la em uma exposição de arte que não vi e talvez não a veja, pedido intervenção militar, críticas e duras em redes sociais contra a pedofilia, teve a força sem querer, de causando  e "sem querer" também, crescimento  nas candidaturas dos defensores do restabelecimento da moral e dos bons costumes da família tradicional brasileira. Pelas redes sociais só se falou  em outra coisa que criticar os programas apresentados pela Rede Globo. Mas seria culpa só culpa da Globo e seus programas ou da própria sociedade! Gênero só conheço o humano. Estão confundindo gênero com opção sexual! Mas não defendo a pedofilia. Ela uma doença e só reside na mente de insanos e intratáveis e incuráveis pedófilos!

Seria mesmo, tudo culpa da Rede Globo ou  seria culpa da própria sociedade preconceituosa e aproveitadora de ondas do oceano que desembocam na praia e deixando nuas as feridas abertas em uma em uma comunidade apodrecida, que não aceita mudar nada? 

Vamos por parte: 


Rede Globo também seria a culpada pelo aumento do tráfico de drogas, de armas e dos aparelhos celulares que volta e meia são encontrados dentro dos presídios, ou seria culpa das fronteiras secas desguarnecidas do Brasil? A Rede Globo é quem está levando a culpa por expor só as mazelas da sociedade de forma  como foi o caso da suave e  transformação da Ivana em Ivan, na novela da autora nascida no Estado do Acre?A proibição da exposição de arte também seria culpa da Rede Globo?  Contra ela, circulou em redes sociais um baixo assinado, pedindo sua  cassação  ao fim da concessão dada à REDE GLOBO. Sem querer, a novela A FORÇA DO QUERER de Glória Perez causou essa transformação na sociedade, igual ou mais feroz, da  que ocorreu na Semana de Arte Moderna de 1922, quando até o fundador da Academia Brasileira de Letras, machado de Assis, a criticou duramente a exposição da pintora modernista  modernistas de Anita Malfatti, que vivia na Europa, por expor a arte nua pela primeira vez no Brasil!

Não sou a favor de qualquer tipo de censura à arte ou envolvimento de religião A ou B, evangélica ou católica, que  não têm nada a ver com arte! Para o deputado federal e pastor  Marco Feliciano, também defensor da moral bons costumes, abriu guerra contra a produtora de sabão em pó OMO porque fez veicular uma propaganda institucional propondo que às crianças que esqueçam um pouco as brincadeiras tecnológicas e voltem a executara as antigas brincadeiras de criança! 

A peça publicitaria foi considerai um atentado ao pudor e a Rede Globo também foi a culpada por isso!

Meu DEUS, quando será que a sociedade perceberá que vive em constante evolução, mas que está apodrecida em seus valores éticos e morais, quando será que a sociedade perceberá que uma sociedade que não cumpre a cidadania como deveria, também não tem moral para criticar e apontar o dedo para uma emissora que nada mais fez do que mostrar a paranoia social e o comodismo em  que vivemos? Toda mudança causa gera conflitos de gerações! Só  a sociedade, da qual faço parte, não  percebe que os valores sociais precisavam mudar e se aproveitaram da novela para criticar a Rede Globo?  Por que as críticas sociais bem feitas por Glória Perez, voltando ao passado e mostrando a realidade varrida para baixo do tapete, está causando tanta polêmica? O passado não voltará mais! Temos que seguir em frente  aceitando o fato de a sociedade que está mudando e  revelando o que estava escondido em baixo de um tapete! A sociedade  é como uma onda que vem lamber as areias da praia e descer suavemente de volta para o mar deixando visíveis as cicatrizes sociais que custam a sarar  e só o tempo dirá se foram fechadas ou não!


Enquanto isso, os políticos federais continuam se corrompendo e sendo corrompidos, em Brasília! Será que vão querer culpar a REDE GLOBO também pelo aumento da corrupção, do consumo de drogas nas favelas, à entrada de armas pelas fronteiras secas do Brasil? Espero que não! O resto está sendo tributado à REDE GLOBO, só porque a novela "A FORÇA DO QUERER" expôs "sem querer" das questões das mudanças  na sociedade brasileira!


Será que tudo seria culpa da Rede Globo ou da própria sociedade que vive em constante movimento como as ondas do mar no constante ir e vir. Só as leis não mudam!

15 comentários:

  1. Meus Parabéns Caro Carlos Costa pelo seu texto, respiro aliviado agora. Pensava que eu iria morrer na solidão de Rousseau. Estava começando a achar que era eu, que estava "blindado" na ignorância por não cupir fogo pela venta por tão pouco frente ao que vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Castro - deputado estadual13 de outubro de 2017 às 16:39

    Culpar a Globo por todos os males do país é simplismo.
    Simplismo (diferente de simples) é escolher um único vetor de problema e solução para uma situação complexa e tentar demonstrar que a solução é simples, quando não é...
    Estamos num país em que o "simplismo" está presente em muitos campos da cultura e da política...

    ResponderExcluir
  3. O problema, e, principalmente a solução, são complexos. Mas que a Globo tem contribuído bastante para o agravamento do problema, isso tem.

    ResponderExcluir
  4. Quem estava no poder era um consórcio de quadrilha (pt, pc do b, psol, rede...... pmdb, PP, pr, psb, psd), aí saiu a primeira metade do conso e ficou a segunda metade e adicionaram novas quadrilhas (psdb e dem )

    ResponderExcluir
  5. Norma Aparecida Silveira Moraes13 de outubro de 2017 às 17:57

    Esta novela é muito bela, e só está mostrando a realidade da sociedade, para que possamos conhecer e conviver melhor. Esse tal pastor se acha todo poderoso, já pensou se tivéssemos um presidente assim,??? Seria a ruína de um país tão amigo...São pessoas como ele que atrapalha o bom andamento da sociedade. Fazendo lavagem cerebral nos fiéis, que tem fé verdadeira, e não sabem o que hhá por trás das cabeças destes que ditam regras, preconceituosas. Aplausos mil

    ResponderExcluir
  6. Professora de Serviço Social Rita Cortez/Bahis13 de outubro de 2017 às 18:29

    Parabéns pela excelente abordagem critica e inteligente

    ResponderExcluir
  7. Luiz Celso Santos de Olivera PRF14 de outubro de 2017 às 03:04

    Muito boa

    ResponderExcluir
  8. Carlos, a globo aborda assuntos que interessa a ideologia dela. Pq ela por exemplo não mostra trabalhos bem feitos de algumas igrejas evangélicas? Quando ela aborda é sempre falando mal. ..Só não percebe isso quem gosta dos assuntos abordados. ..Por exemplo : não tem um programa que a globo não põe uma pitadinha de viadagem (todo as as novelas, altas horas,zorra, jn, fantástico etc), dar a impressão que quase todo mundo é gay. Parece que eles querem que todo mundo vire gay. Se o cara quer dar o rabo dele, que dê, mas eu não preciso ficar sabendo disso, é nem vendo. Isso não é natural. Isso é uma aberração! !!! ...Todo as os meios de comunicação tradicional tem esse viés gay, mas a globo é a mais afoita. ..

    ResponderExcluir
  9. Luiz Celso Santos de Olivera PRF14 de outubro de 2017 às 07:51

    Vou resumir sua crónica, o povo está cansado de corrupção que ele possa saber, e de sacangem que ele faz veladamente em sua vida particular, a Globo apenas mostra o que acontece nos batidores da sociedade brasileira. Agora se é normal, cabe julgar o ofendido, se a novela incentiva, vc tem a liberdade de mudar o canal, a censura é o indivíduo que faz.Não sou obrigado a participar
    A liberdade de expressão não pode ser apenas de um grupo nem suas ditas verdades, provenientes de experiências ,partticulares e pessoais.
    Guardar e dignidade humana e direitos individuais são os princípios constitucionais.

    ResponderExcluir
  10. Será mesmo que a Globo e culpada por tudo que acontece tipo a criminalidade as pessoas querendo ser uma coisa que não são . Sabem qual é a minha resposta.
    Acho que primeiro os autores aquele que escreve a novela so relatam coisas que realmente acontecem no mundo real das vida lembram da tancinha ela era realmente uma ferente, a bibi realmente é uma mulher de es traficante. São história de vida sendo retratadas ilustrada na ficção. Fique aqui registrado que não sou a favor de certas coisas que estão em evidência . Portanto cabe a nós achamos que a ficção fala da realidade caótica em o Brasil o mundo passa por culpa do sistema caótico que estar em tudo mundo .

    ResponderExcluir
  11. Não assisti um só capítulo dessa novela, por isso não posso comentar. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Norma Aparecida Silveira Moraes15 de outubro de 2017 às 07:45

    Esta novela é muito bela, e só está mostrando a realidade da sociedade, para que possamos conhecer e conviver melhor. Esse tal pastor se acha todo poderoso, já pensou se tivéssemos um presidente assim,??? Seria a ruína de um país tão amigo...São pessoas como ele que atrapalha o bom andamento da sociedade. Fazendo lavagem cerebral nos fiéis, que tem fé verdadeira, e não sabem o que hhá por trás das cabeças destes que ditam regras, preconceituosas. Aplausos mil

    ResponderExcluir
  13. Carlos Urtiga -medico15 de outubro de 2017 às 07:56


    Ideologia do gênero.
    Não sou contra a qualquer pensamento : cada um deve saber a cruz que está construindo e seu referido peso.
    Agora, querer impor sua cruz são outros quinhentos.
    Império das minorias só na concentração de renda à brasileira.
    Menino é menino...
    Menina é menina...
    A citologia é soberana. Lá começa e termina a natureza humana.
    Plásticas de orifícios ou protuberância jamais transmutará o núcleo celular.
    É mais que preciso deixar à natureza seguir seu curso.
    Quem não quiser viver naturalmente, tudo bem, viva ao seu modo, consciente de está desviado da realidade universal...da própria natureza que fora gerado.
    A questão biológica está bem definida: menino é menino; menina é menina. Código Genético Imutável .
    A questão cognitiva e de desejos individuais é que querem "gozar" na e da cara da maioria. Carlos Urtiga.

    ResponderExcluir
  14. Ideologia do género?
    Não sou contra a qualquer pensamento : cada um deve saber a cruz que está construindo e seu referido peso.
    Agora, querer impor sua cruz são outros quinhentos.
    Império das minorias só na concentração de renda à brasileira.
    Menino é menino...!
    Menina é menina...!
    A citologia é soberana. Lá começa e termina a natureza humana.
    Plásticas de orifícios ou protuberância jamais transmutará o núcleo celular.
    É mais que preciso deixar à natureza seguir seu curso.
    Quem não quiser viver naturalmente, tudo bem, viva ao seu modo, consciente de está desviado da realidade universal...da própria natureza que fora gerado.
    A questão biológica está bem definida: menino é menino; menina é menina. Código Genético Imutável

    ResponderExcluir
  15. Acno interessante as pessoas que culpam a Globo ou qualquer emissora de TV. Afinal eles só transmitem fatos, coisas notícias. As pessoas que têm de ser inteligentes e saber o que querem e o que podem fazer ou não.

    ResponderExcluir