domingo, 30 de julho de 2017

DIA DE FAXINA!


Toda sexta-feira é dia de faxina no apartamento de 96 m2 no Mundi, com duas vagas para carro. Com a aposentadoria em 2009, aluguei um apartamento de 196 m2, com três vagas de garagem no NAU CAPITANIA.

Desci para a academia na Torre Aruba, com fones no ouvido, escutava a música mais famosa de Geraldo Vandré, pelas ondas da Rádio Marinha FM (99.9) "Para não dizer que não falei de flores". Na academia, continuei ouvindo a mesma emissora. Estava tocando a música de Cazuza, "Brasil, mostra tua cara, diz o nome do teu sócio, para a gente viver assim. Brasil confia em mim..." 

Lembrei-me da época da Ditadura Militar, do período do slogan "Brasil, ame ou deixe-o", quando Caetano Veloso e Gilberto Gil, dois cantores da Bahia, deixaram o país, em protesto contra o regime militar que tomou o poder em quase todos os países da América Latina. No Brasil, foi em 64!

Peguei-me pensando nessa censura aos meios de comunicação, enquanto faria uma hora de esteira. Da música de Vandré guardei a frase “gente, vocês que pensam que me viando... tenho um recado: vida não é feita só de festivais". Na academia, gravei a frase de Cazuza: "Brasil diz o nome do teu sócio para a gente viver assim" e pensei o quanto mudou no Brasil para pior e para melhor.

Pior! A corrupção está cada vez mais intensa! Mudou o partido PT do poder e colocaram outro. Melhorou, porque vivemos em uma democracia, o novo partido, parece PMDB, que piorou. O presidente Michel Temer (PMDB) formou um gabinete ministerial com vários investigados pela LAVA JATO. 


Será que fosse na época da ditadura, a Marinha do Brasil teria uma emissora de Rádio e se cobraria à censura também? 

Se fosse censurada, as duas músicas poderiam ser tocadas? 

Conclui a esteira e retornei ao apartamento, pensando na dona Maria, se já tinha concluído a faxina!

Um comentário:

  1. Reflexiva e divertida mensagem !
    Verídica como sempre no Brasil ! paz e bem poeta !

    ResponderExcluir