domingo, 2 de julho de 2017

PRETO NEGRO? EIS A QUESTÃO!!!


Um vídeo de africano, de Gana que reside no Brasil a 30 anos, muito interessante, faz a diferença entre NEGRO e PRETO. Muito interessante, o vídeo que compartilhei em meus grupos sociais está  dando o que falar! Didaticamente, faz a diferença entre NEGRO e PRETO e diz que há uma diferença sutil entre as duas palavras! Nos chama à consciência histórica e defende que ele e toda a raça é PRETA e não NEGRA! O nome dele não deu para entender, no áudio.

Diz que depois do fim da Escravidão Índios e Negros no Brasil, continuou-se a usar a palavra "negra" de forma pejorativa sem perceber - "peste negra", "humor negro", "bala negra" etc, sempre denotando um tom de pejoratividade.
.

Pede uma revisão de consciência coletiva para que todos os negros voltem a ser chamados pela cor de sua pele PRETA, porque não seria uma ofensa. NEGRO seria o correto, segundo ele, citando exemplos do uso pejorativo da mesma palavra.

A mudança tem um caráter simbólico e social. Mas precisa ser posta em LEI, como tudo o mais que se transforma no Brasil de tantas leis inúteis, mal elaboradas e pessimamente interpretadas, principalmente quando se jurisdicionadas uma ação. Sara que tantas leis resolvem?


Os delatores e delatados, condenados pelo juiz federal do Paraná, Sergio Moro, são modificadas depois em instâncias superiores por outros entendimentos da mesma Lei, mesmos processos e mesmas provas para entendimentos diferentes. 

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com a mensagem do africano: quer ser chamado de NEGRO...
    Penna que a ideologia que se prega fomenta esse pensamento.

    ResponderExcluir