terça-feira, 29 de novembro de 2016

CHAPECÓ ESTÁ DE LUTO!


Chapecó está de luto e o mundo futebolístico também! Os jogadores do time do Chapecoense faleceram

Quase todos os jogadores do time da Chapecoense, o que mais se destacou no Campeonato Brasileiro, faleceram em um trágico acidente aéreo, viajando para a Colômbia, onde iria disputar a semifinal do Campeonato Sul-americano, contra o Nacional de Medelín. Diante da tragédia, em um gesto nobre, o time adversário propôs à Comebol, organizadora dos jogos, declare o time de Santa Catarina, campeão. Diante da trágica tragédia, nunca deixe nada para amanhã, porque poderá não existir o amanhã para viver como os jogadores do time do Chapecoense não terão. Tinham derrotado t os times do Brasil e faltavam apenas dois jogos da final, contra o Nacional de Medelín, o primeiro na Colômbia e o segundo em seu Estádio, em Santa Catarina. Mas nada disso acontecerá mais!

Chapecó é a capital brasileira da agroindústria, do turismo e dos negócios. Ela foi projetada em forma de um xadrez, segundo a Wikipédia que acrescenta: “com uma população estimada em 209.060 habitantes, é a quinta maior cidade do Estado, estando atrás somente das cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau e São José”. Mas isso é historia e geografia e está na Internat.

Quero falar mesmo da tragédia que abalou a cidade – o trágico acidente aéreo que vitimou quase um time inteiro, o maior orgulho da cidade -  assunto mais comentado em todas as redes sociais – levou-me a pensar no valor da vida humana. Como todos os serão, também sou um passageiro nessa vida passageira! Mas poderia ser diferente! Deus devia estar precisando de bons jogadores, no auge de suas formas e os convocou para jogar em sua seleção, como o Tite faz com a convocação da Seleção Brasileira.

Os planos de Deus são silenciosos ou barulhentos. No caso do acidente aéreo, os dois fatos se registraram: Deus mandou avisos. A ANAC proibiu que o avião colombiano pousasse no Brasil. Os jogadores, porém, embarcaram em território colombiano e morreram quase todos. A maior tragédia futebolística dos últimos tempo,  afetou aos os times brasileiros e a mim também. Menos, porém, do que a morte de Ayrton Senna, em acidente automobilístico em meio a uma corrida,  em Ímola, na Itália, fazendo o que mais gostava, dentro de seu carro. Deixei de assistir Fórmula 1, com a  morte do piloto. Ele parecia ser um membro da família: quase todos os finais de semana entrava em minha casa e gostava de vê-lo correndo, em pista seca ou molhada. Era um fenômeno o piloto Ayrton Senna

Os jogadores do time da Chapecoense embarcaram felizes, alegres. Eles poderiam sagrar-se campeões sul-americanos pela primeira vez. Deus,  contudo,  precisou de quase todos eles, junto com o técnico do time e os convocou para jogarem juntos no Céu, de uma só vez! Deus abençoe as suas famílias que ficaram na vida terrena!

Os jogadores estão todos jogando no time convocado por Deus!



20 comentários:

  1. Verdade! Nosso Deus sabe o que faz. Só ele da vida e pode tirar vida mais ninguém.

    ResponderExcluir
  2. É muito triste vivenciar tudo Isso, precisamos acreditar que Deus sabe de todas as coisas e o melhor foi feito Ele estava mesmo precisando dos meninos lá em cima que seja feita a vossa vontade!

    ResponderExcluir
  3. Joaquim Antonio de Almeida29 de novembro de 2016 às 11:57

    Muito lindo obrigado.

    ResponderExcluir
  4. SOA NOITE MEU QUERIDO AMIGO OBRIGADA LINDO, DEMAIS DEUS ABEÇOE TUA VIDA A CADA DIA MIL BEIJOS MEU

    ResponderExcluir
  5. O melhor amigo do meu amigo estava dentro daquele avião , tenho vários amigos e floripa e crisciuma que estão chocados e que tinham convivência com os rapazes.
    Eram pessoas maravilhosas que estavam ali vou compartilhar

    ResponderExcluir
  6. Jane Edwardes de Souza29 de novembro de 2016 às 12:48


    Não é somente o fato de um avião cair que nos faz refletir. Não é o fato de serem atletas, ou dirigentes, jornalistas, mas sim país e filhos, tios, amigos...

    É o fato de que ao sair de casa, devemos abracar sua companheira(o), seu filho(os, as), seus pais ou aquele ser que vive com você, pois a vida tem dessas coisas, quando você está a um passo de conquistar, você pode nunca descobrir o sabor daquela conquista.

    Ame a Deus de todo seu coraçao...valorize a vida, valorize cada milésimo de segundo dela. Não deixe de amar, de dizer alguém o quanto é importante em sua vida. Você nunca sabe quando será seu último vôo em busca da felicidade.
    Que bom se todos entendessem que a vida só tem sentido quando vivida com amor, com nossas famílias da forma mais sadia possível aproveitando cada minuto, cada segundo, porque não se sabe até quando vai durar.

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Carlos; a situação é muito melancólica. Fica muito difícil de aceitar fatos como esta ocorrência com o time da Chapecoense. Que Deus me perdoe o que vou dizer: bem que poderia ter sido um acidente com uma turma desses políticos corruptos que campeia o nosso país.

    ResponderExcluir
  8. Costumo dizer que futebol é metáfora da vida e talvez por isso esse lance com a Chapecoense me deixa tão triste. Porque, por mais que torçamos pra Flamengo, Corinthians, Vasco, Palmeiras, Santos e outros grandes times, na vida a gente é mesmo uma Chapecoense. A gente sonha, luta, batalha, joga fechadinho na defesa, aguenta pressão no trabalho, salva bola em cima da linha no último minuto e quer ser campeão de algo, vibrar com a felicidade, alçar vôos altos. A gente é Chapecoense na vida porque, por mais que algumas vezes queira e em outras se sinta impotente, está lá, sempre na peleja. Nem sempre com torcida a favor, às vezes com o estádio da vida lotado, tentando virar o jogo fora de casa, mas estamos lá, buscando nossa realização, nosso conto de fadas. A gente adotou a Chapecoense porque ela é gente da gente. Com essa queda, a gente vê como se importa com bobagem, como perde energia com coisas pequenas, inclusive por aqui. Como a gente se demora em questões que não geram amor. "Donde no puedas amar, no te demores". Já que vamos seguir na vida, é preciso ser mais Chapecoense. Se encontrar mais, sorrir mais, discordar quando for necessário, mas se respeitar mais. Cultivar os afetos, deixar os desafetos pra lá, nos livrar das âncoras e seguir com as velas. É preciso seguir, é preciso soprar. Vamo, vamo, Chape. Na metáfora dessa vida, jogo de futebol eterno, Chape somos nós."
    #ForçaChape

    ResponderExcluir
  9. Olá Carlos, boa tarde! Meu nome é Islla, eu sou produtora da TV A Crítica e gostaria muito do seu contato de telefone. Trata-se de uma possível gravação de matéria sobre o famosa Tragédia do Rio Urubu que aconteceu no final da década de 80.

    Desde já agradeço e aguardo retorno,

    Att,
    Islla Pessoa - Produção TV A Crítica
    98177-5014 / 2123-1013

    ResponderExcluir
  10. Sim, com certeza estão lá junto ao pai. O pai os chamaram para jogarem lá para ele assistir de perto! Que Deus dê o conforto a todos os familiares e amigos de todos aqueles que partiram para outra vida nesse trágico acidente aéreo! Abraços a todos e meus pêsames aos familiares e amigos de todos eles!

    ResponderExcluir
  11. Isila, meu fone e whatsapp é 9 82722627. Ligue depois das 9 horas da manhã porque vivo à base de remédios.

    ResponderExcluir
  12. Uma crônica que todos nós jamais gostaríamos de fazer! Mas, infelizmente, somos da vida como somos da morte! Ninguém merece passar por isso! Sua crônica retrata bem o que ocorreu nesta madrugado de terça-feira! Uma crônica que termina com uma bela mensagem fraterna....

    ResponderExcluir
  13. Perfeito! Amanhã entro em contato depois desse horário, provavelmente no período da tarde.

    Att,
    Islla Pessoa - produção TV A Crítica

    ResponderExcluir
  14. Diante dessa tragedia, lembre-se que o depois pode ser tarde demais. O dia é hoje.

    Para meus melhores...
    Não deixei pra enviar depois!

    ResponderExcluir
  15. Diante dessa tragedia, lembre-se que o depois pode ser tarde demais. O dia é hoje.

    ResponderExcluir
  16. Rui Eliandro Sa Valente30 de novembro de 2016 às 05:39

    MUITO TRISTE! PORÉM, NÃO ME COMPETE PERSCRUTAR OS DESÍGNIOS DE DEUS!
    O mundo do futebol chora e lamenta esse infausto acontecimento ocorrido com o time da Chapecoense e Jornalistas.

    ResponderExcluir
  17. Comovente tudo isso que aconteceu com o time da Chapecó e os profissionais.

    ResponderExcluir