quinta-feira, 17 de novembro de 2016

JOVENS PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA!


Dizem que o jovem é protagonista de sua própria história! Mas até que ponto isso seria verdade? O certo é que a vida passa, o tempo passa e todos nós ficaremos velhos!  

Contudo,  só percebemos esse envelhecimento quando observamos nossos filhos entrando e saindo de casa com namoradas ou namoradas e  também nossos antigos e jovens  amigos ficando mais velhos também. Com a idade, passam a ficaremos mais maduros, mais conscientes e mais responsáveis ou não.  A responsabilidade não tem diretamente a ver com a idade cronológica do corpo,  mas com a idade mental de cada pessoa. “Já é seu filho, aquele menino que eu via correndo solto, já está desse tamanho?”  É um susto quando a resposta é sim!

O certo mesmo é que todos nós, jovens de hoje, seremos os velhos da “melhor idade” de  amanhã. Portanto, temos que tratar bem de os pais e todas as pessoas mais velhas para que não venhamos a sofrer no futuro, aquilo que fizermos contra e para  eles. Sou do tempo que se tomava bênção até dos mais velhos, mesmo que não fossem parentes.  Esse tempo, contudo, ficou só na adormecida lembrança de um tempo que não verei mais.

Hoje, por vários fatores, os filhos entram e saem de casa sem dar qualquer satisfação. Voltam no dia seguinte, entram para seus quartos e se trancam dentro deles, pedindo que não lhes perturbem.  Não lhes dão qualquer satisfação do que fizeram durante o tempo em que ficaram fora, ao contrário que a geração dos “enta” tinha que fazer como se fosse uma obrigação, mas era um  grande prazer. Antes se conversava em família, com os amigos, com os parentes, se telefonava mais para as pessoas, se perguntava com elas estavam. Hoje, com a tecnologia moderna e as redes sociais, se conversa por elas e todos são estressados. Ninguém, inclusive eu, não sei mais o número do telefone de ninguém, não anoto mais número de telefones em agendas. Agora é tudo nos modernos aparelhos de celular, que só faltam virar computadores pessoais...O amor que existia entre as pessoas  e era quase um dever sagrado, desapareceu e foi substituído pelas tecnologias de redes sociais.


É muito triste se constatar essa realidade: filhos crescendo e o mundo se perdendo entre seus dedos. Minha alegria é saber que desde a época dos filósofos gregos Sócrates e Platão, já se discutiam o destino dos jovens e eles sempre se superaram e surpreenderam a muitos que não lhes davam créditos. Será que acontecerá o mesmo com essa geração sem qualquer respeito por famílias, tradições e culturas? Será que de novo nos surpreenderão e serão novamente protagonistas da história? Tenho esperanças; mas, não tanta certeza como tinham os filósofos do passado grego!

11 comentários:

  1. Reflexões...

    ResponderExcluir
  2. Joaquim Gomes/Portugal17 de novembro de 2016 às 09:08

    Tem toda a razão meu cara Sr Costa! Na verdade a nossa sociedade na geração atual tem um modo bem diferente de estar na vida, diferente de como nós crescemos e fomos educados. Mas tudo isto, penso, são consequências diretas do progresso. Tudo tem mudado nos ultimos anos, como o sr muito bem diz. A vida de todo mundo, hoje se processa de modo diferente. Mas estou certo o confiante que à exceção de alguns

    ResponderExcluir
  3. C. Gomes da Costa/poeta portugues17 de novembro de 2016 às 09:11

    Mas estou certo o confiante que à exceção de alguns

    ResponderExcluir
  4. Muito legal bom almoço meu querido!

    ResponderExcluir
  5. Sempre temos que ter esperança, mais comentando sobre os jovens de hoje, acho difícil, mais vamos acreditando que tudo é possível.

    ResponderExcluir
  6. O homem evolui muito tecnologicamente, podemos dizer que seja um super gênio mas, espiritualmente o homem estagnou , é um primata.

    ResponderExcluir
  7. É a pura verdade, Carlos. Esses valores desapareceram.
    Mas o importante é que você, é muito especial pra nós...pois nos traz esses valores esquecidos pela atual sociedade. Precisamos mais do que nunca de pessoas que vivenciaram valores tão importantes e, hoje nos relembra que no gesto de tomarmos bênção ficou esquecido no passado.
    Obrigado meu amigo por você existir e nos presentear com a sua sabedoria.
    Que Deus te abençoe sempre.
    Abraços ... amigo.

    ResponderExcluir
  8. Realmente ser jovem e lidar com os jovens, essas duas coisas são um grande desafio. Percebo que o jovem quer ganhar poder e os mais velhos não abrem mão desse poder. Tudo isso, a meu ver, é questão de orgulho. Mas, estamos num mundo de aprendizado e a vida segue... Abraço fraterno, amigo Carlos Costa! Muito obrigado por esta oportunidade de reflexão! Que Deus continue te abençoando sempre! Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, meu amigo.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que haverá uma minoria de jovens que farão toda a diferença nesse mundo atual.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir