terça-feira, 22 de novembro de 2016

MINISTRO DA CASA CIVIL CONTINUA, MAS ATÉ QUANDO?


O Ministro da Casa Civil e homem forte do Governo do presidente Michel Temer, Gedel Vieira Lima, não tem mais condições morais para manter-se no cargo depois do Ministro da Cultura, Marcelo Calero, ao pedir exoneração também tê-lo acusado de pedir que produzisse parecer favorável à continuidade de um edifício de 31 andares, na Bahia, embargado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional e, para que fosse aprovado, tê-lo  e o reduzido para somente 13 andares.

Gedel tem um apartamento em um “andar alto”, que o Ministro da Cultura desconhecia que tivesse e só soube quando foi despachar com ele assuntos diversos e o Ministro da Casa Civil tocou no assunto, como não querer querendo. O Ministro da Casa Civil declarou na Bahia que  não esperava que o assunto tomasse as proporções que tomou. Contudo, o Ministro da Cultura, a quem é subordinado o Instituto, disse que se sentiu ofendido pelo pedido e quase como se fosse uma “ameaça” do seu colega. Pediu exoneração e denunciou a tentativa de se beneficiar. Um prato cheio e quente para os partidários da ex-presidente Dilma Rousseff. Mesmo assim, o presidente Temer decidiu mantê-lo no cargo.

Se isso não é tráfico de influência dentro do Governo,  desconheço o que venha a sê-lo. Será que tráfico de influência seria apenas desviar dinheiro da Petrobrás através de obras superfaturadas ou seria apenas assalta-la à mão desarmada, usando os mecanismos da Lei 8666/93? Ou seria apenas, fraudar licitações para compra de remédios, ambulâncias, construção de hospitais que começam e nunca terminam? Não! Isso também é também uma forma de corrupção indireta dentro do Governo. Diante das declarações do presidente Michel Temer quando ao desgoverno da anterior, a ex-presidente Dilma Rousseff, lhe devolveu o puxão de orelha dizendo que diante da prática do ministro, quem deve explicações e transparências ao eleitor brasileiro é o presidente atual, não ela. 

Sem querer defender ninguém, será que  o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao “aceitar  presentes” – que ele nega -  de amigos investigados na operação Lava Jato não teria sido igual ao que fez agora o Ministro da Casa Civil, recebendo benefícios do cargo e de seu poder?   Teria sido pior o que fizera o ex-presidente “não sei, não vi”? Para o cargo de Ministro da Cultura, o deputado federal Roberto Freire assumirá a pasta. E para o cargo de Ministro da Casa Civil, no lugar de Gedel Vieira Lima, quem será nomeado? Mistério, um grande mistério e, por enquanto, Gedel continuará sendo o homem forte do Governo!


Contudo, os dois atos praticados pelo ex-presidente Lula, enquanto presidente e agora o que fez o Ministro da Casa Civil, são gravíssimos e devem e precisam ser investigados por quem deve investigar, já que o presidente Michel Temer garante que é transparente e honesto nos atos de seu Governo! Será? Agora, veremos!

14 comentários:

  1. Posso compartilhar em minha página do face? Obrigada por enviar-me

    ResponderExcluir
  2. aqui está Ana Mendes, mas sou a Aninha Avelino viola rs

    ResponderExcluir
  3. Sou de acordo !!!

    ResponderExcluir
  4. Carlos, o pior é que a maioria do povo nem liga. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Todos "farinha do mesmo saco" não escapa um. Para salvar o Brasil só fuzilamento em praça pública de toda essa canalhada. sds. Jogon.

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as suas ponderações Carlos, uma obra embargada não pode favorecer ninguém e muito menos o Presidente pode favorecer seu ministro. Tudo tem de ser investigado.

    ResponderExcluir
  7. Como ele é transparente e honesto se ele está o Dunga; um dos anões do escândalo do orçamento?

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as suas ponderações Carlos, uma obra embargada não pode favorecer ninguém e muito menos o Presidente pode favorecer seu ministro. Tudo tem de ser investigado.

    ResponderExcluir
  9. Em celeiro de fruta podre e tudo pode acontecer.

    ResponderExcluir
  10. Pois é poeta , o sujo falando do mau lavado, o que me deixa indignada é o cinismo do temer, achando que todos somos burros, se muitos lutaram por mudanças, cadê as mudanças? Será que são só os jantares, bancados com o nosso dinheiro? Os gastos com cartões corporativos?e outras coisas?

    ResponderExcluir
  11. No meu ponto de vista, cometeu o mesmo erro, aceitando um apartamento de luxo como propina. Isso é notório e vergonhoso.

    ResponderExcluir
  12. Alzira Ewerton Precisamos ver aprovadas medidas necessárias para que a nau chamada Brasil possa pelo menos entrar no caminho certo. Sem Gedel, dificilmente o Presidente Temmer teria os votos que necessita. Às vezes precisamos tomar o fel para sabermos sentir o prazer do mel. O Ministro que pediu demissão poderia manter sua opinião, e tratar o assunto "interna corporis"... continuaria Ministro e não faria o que Gedel pretendia... Mas é um fraco... e dedo duro... não tem capacidade sequer para ser diplomata, pois de cara mostrou que não possui diplomacia... Deve ter sido alguém criado debaixo da saia da mãe. O assunto poderia ter sido solucionado sem tanto alarde. Vivemos um momento crítico, em que o Presidente não precisa que seus auxiliares fiquem de "não me toques". Se Gedel agiu mal o Ministro da Cultura também. São dois Ministros... bastava dizer-lhe não e comunicar ao Presidente. Em tão altos cargos não é cabível "não me toques" nem picuinhas.

    ResponderExcluir