segunda-feira, 19 de setembro de 2016

CARTA PARA RUSVEL LIARTE!


É...! Rusvel Liarte, com seus sete anos, aluno do segundo ano do ensino fundamental da Escola Municipal  Yeda Henriques, em Itacoatiara,  você me impressionou muito! Saiba meu caro Rusvel, escrever não é fácil e nem difícil: é uma paixão, que se transforma na arte de colocar as palavras certas nos lugares,  momentos certos ou  imprimir sentimento em textos, colorindo os quatros em preto e branco que você ver, ou ainda,  descrever de forma leve,  segura e colorida para um cego que nunca viu nada. Esse é o sentimento que tenho quando escrevo, meu  caro Rusvel Liarte!  Disse-me que seu nome seria uma homenagem ao presidente americano, Franklin Delano Roossevelt.  

Por isso, meu futuro e determinado escritor, lhe direi um pouco  quem era a pssoa que lhe emprestou seu nome:  Roosevelt foi o trigésimo segundo presidente dos Estados Unidos,  cumpriu quatro mandatos e morreu durante o seu último. Presidiu seu país durante Depressão Econômica  1928 e que comandou o Exército americano na Segunda Guerra Mundial. A emenda Constitucional    22 que disciplinou  a reeleição americana para apenas dois mandatos consecutivos ,foi votada e aprovada durante o mandato dele.  Em 1930 também foi primeiro presidente americano a aparecer na televisão, criada anos antes, durante o Governo do 30º presidente, Calvin Coolidge. Mas como isso é história e todos sabem, quero falar de mim e um pouco de você também, meu caro Rusvel!

Saiba um pouco mais de mim:  muito tímido, comecei a escrever e publicar versos no jornal mimeografado “O PIPIRALMPO”  no Grupo Escolar Adalberto Vale.  Durante a adolescência deixei o cabelo crescer, entrei no grupo de Teatro de Álvaro Braga, uma coisa impensada para a época – um homem fazendo teatro? Deve ser gay, era o que pensavam na década de 70 início da de oitenta. Ensaiei aos sábados à tarde, por meses a fio, o papel de Chicó na Peça o “Alto da Compadecida”. Comecei a trabalhar como “foca” aos 18 anos, em A NOTÍCIA depois de demitido da chefia de mídia da Saga Públicidade, por Alberto Castelo Branco. Ele escreveu em uma carta que era incompetente e acho que fosse mesmo.  Ficava só  ouvindo rádio para saber se as mídias contratadas pela agência tinham saído no horário previsto ou não! Depois,  fazia um relatório  à empresa, a cada 30 dias. Era  o que fazia!. Logo que conclui o curso de magistério de 1ª a 4ª séries no IEA, passei no vestibular na Ufam, para o curso de Comunicação Social, lancei o primeiro livro de poesias (DES) CONSTRUÇÃO...,  com o apoio do escritor Danilo Du Silvan, ingressei na União Brasileira de Escritores do Amazonas  e, aos 22 anos, recebi o primeiro prêmio nacional de literatura no Paraná. Ao retornar para Manaus, Rusvel  continuei me achando incompetente e sem saber o que era um escritor de verdade, como você me disse que quer seria, com tanta convicção! Essa é uma pequena parte de minha trajetória inicial de vida.  O resto está publicado no livro “DE JORNALEIRO A JORNALISTA – UMA HITÓRIA DE VIDA” (http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2010/12/de-jornaleiro-jornalista-uma-historia.html). Não tenho certeza se isso consta no livro, mas saiba que nunca desisti dos meus sonhos de melhorar de vida e ser alguém, sair da condição de quase pobreza absoluta, frequentando projetos sociais financiados ao Colégio Dom Bosco, na época do padre italiano, Bruno Bianchini, pela Funabem. Meu sonho era ser alguém diferente de meus genitores, agricultores e com pouca instrução.  Estudei muito e acho que consegui, mas ainda não tenho certeza! Ainda me acho incompetente no que faço.

Ah, Rusvell, se eu ainda estiver vivo, não se esqueça de mandar um convite para que compareça e aplauda de pé o lançamento de seu primeiro livro seja lá do que for: crônicas, contos ou poesias, isso é o que menos importa e seja bem vindo ao mundo cultural que dá muito prazer em fazer, mas pouco dinheiro como resultado final. Mas isso não importa muito para quem tem um sonho, um objetivo, uma meta, não é Rusvel!


3 comentários:

  1. Que Rusvel esteja mais para Drummond, Garcia Marquez, Jorge Amado, que Roosevelt... Você me fez lembrar Cartas a Um Jovem Poeta, de Maria Rilke. Se Rusvel e você não leu, vai aqui a minha sugestão. Grande abraço, amigo e parceiro de letras, Carlos Costa.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Carlos Costa .. arrebentou ( Sonho, Objetivo, Meta ).
    Parabéns , sua história serve aí de inspiração para que novos "Rusvell's" se levante com inspiração em nossa sociedade.
    Um grande abraço!!

    ResponderExcluir