O futebol brasileiro ficou, muito mais pobre! A notícia divulgada por todos os meios de comunicação do mundo, que o “fenômeno” Ronaldo Nazário de Lima iria encerrar precocemente sua carreira de jogador, pegou muitos de surpresa! Nunca fui torcedor do Corinthians, mas ligava a TV para assistir sempre a genialidade do Ronaldo em campo!
Os motivos alegados por Ronaldo podem ser bem outros, que não os justificados por ele: podem ser em razão do vandalismo da torcida corintiana; de suas inúmeras fraturas e contusões; pode ser em razão que ele alegou e justificou, o hipotirioidismo, que é um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição dos hormônios da tireóide, o que causa o excesso de peso, – “eu penso e quero fazer uma jogada, mas o corpo não obedece mais” -, pode ser, enfim, um monte outras razões, mas o certo mesmo é que o futebol brasileiro ficará muito mais pobre com o precoce fim da carreira do “Ronaldo Fenômeno”! Ronaldo, afirmou que o time do Corinthians, que o contratou, sabia de seu problema.
É uma pena! Ronaldo não merecia ter um fim assim tão melancólico! Diria até desumano para quem tanto contribuiu para o apogeu de nosso futebol, considerado um dos melhores do mundo e um verdadeiro celeiro de craques.
Primeiro foi embora do Corinthians paulista o bom lateral Roberto Carlos que estava sendo ameaçado pelos vândalos organizados e decidiu aceitar uma proposta do futebol russo! Agora, é o Ronaldo...Vai chegar a hora que a chamada “nação” corintiana vai ficar sem jogador!
A precoce parada de Ronaldo, artilheiro de uma Copa do Mundo quando passou a ser chamado de “fenômeno” pois tinha vindo de uma grave lesão no joelho que o afastou dos gramados por mais de um ano, vai deixar o futebol brasileiro mais pobre! Pelo menos em divulgação, em mídia impressa, em fenômenos! Como disse o Galvão Bueno se referindo à Ronaldo – “’é preciso ter algo de gênio”- para se superar tantas vezes!
Só que o Ronaldo foi derrotado pela torcida do Corinthians e não por outra coisa qualquer! Qualquer outra coisa que seja alegada por Ronaldo – mesmo as dores que ele diz estar sentindo no corpo – vai ser pouco para que ele encerre a carreira tão cedo.
Esse episódio, lembra-me o protagonizado por Edson Arantes do Nascimento, o “Pelé”, que não aceitou jogar o que seria a sua última Copa do Mundo, nem mesmo sendo “escalado” pelo na época general Ernesto Geisel, que comandava o Brasil de um passado de triste memória!
A dor da alma é mais forte que a dor do corpo e o “fenômeno” não agüentou essa dor! A dor da alma, a ingratidão, o desprestígio, foram as reais causas do fim da carreira de Ronaldo Nazário de Lima, embora muitos não concordem com meu posicionamento!
Vai ser o fim de uma era? Acho que não! Estão surgindo outros bons talentos também, Neymar é um exemplo!
Mas que o futebol brasileiro vai perder um pouco de seu brilhantismo internacional com o fim de Ronaldo no Corinthians, eh, isso vai!
Quem sabe em futuro bem próximo o Robinho, o Neymar, o Ganso, ou algum outro “moleque” da Vila Belmiro vai despontar para uma brilhante carreira internacional! E quem sabe, logo ocupará a vaga, o vacuo futebolístico deixado por Ronaldo Nazário de Lima, meu eterno ídolo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário