sexta-feira, 29 de julho de 2011

'TURNO DA FOME: AMAZONINO FOI QUEM O IMPLANTOU!



O prefeito Amazonino Mendes que me desculpe, mas quem decidiu criar o Terceiro Turno, ou o “Turno da Fome”, como ficou mais conhecido na última eleição e findou virando “cavalo de batalha” entre os dois candidatos no segundo turno, foi ele próprio  na época em que era seu secretário municipal de Educação, o professor Raimundo Theodoro Botinelly.

Portanto, não era preciso festejar nada ao conseguir construir Escolas para receber os alunos com mais dignidade e respeito.

Antes da implantação do Turno Intermediáro, para quem não se lembra, Amazonino Mendes criou na  “Praça da Polícia”, em frente ao Colégio Estadual,  tendas de lona como Escolas que passou a chamar de “Projeto Meu Filho”.

Depois, implantou banheiros químicos na mesma Praça, que ficou conhecido como “Projeto meu Pau”. Em seguida, para resolver definitivamente o problema, seu secretário municipal de Educação propôs a implantação de um turno intermediário, depois do fim das aulas e antes de começar o turno da tarde.

Está certo que os prefeitos que vieram depois de Amazonino Mendes, não tiveram competência para acabar com o “Turno Intermediário”, construindo escolas para receber as crianças em idade escolar. Era cômodo demais se preocupar com isso. O “Turno Intermediário”, implantado por pura falta de Escolas Municipais, aparentemente tinha resolvido o problema, mas não era verdade!

Mas não precisava tanta festa para anunciar que Amazonino Mendes havia acabado com o Turno Intermediário!

O criador do Projeto Intermediário, deve ter tremido no túmulo ao saber que seu projeto emergencial ainda existia e passou a ser chamado pelo criador Amazonino Mendes de “turno da fome” durante a campanha eleitoral. O professor Botinelly, não teve qualquer culpa por isso! Ele era só um subordinado e o implantou.

Mesmo assim, as comemorações não deveriam ter sido tão cheias de placas em baixo de viadutos,  anúncios e matérias jornalísticas. Seria suficiente o prefeito ter anunciado de forma simples e sem alarde que  “Turno da Fome” havia acabado definitivamente, como ele prometera durante a campanha.

Como uma gratidão ao criador do Turno Intermediário,  a Prefeitura de Manaus talvez tenha dado o nome de uma Escola a esse incansável professor, meio esquecido entre a geração mais recente!

As comemorações de forma tão ostensiva seriam dispensáveis! Ô povo de memória curta, hein!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário