quinta-feira, 8 de setembro de 2011

EXÉRCITO ESTÁ FORA DE SUA FUNÇÃO NO RJ



Mais uma vez tive que assistir e ver pela TV que o Exército Brasileiro está desviando-se de sua função Constitucional para realizar policiamento em favelas no Rio de Janeiro, para cuja missão não foi preparado!

A Constituição de 1988 do Brasil define com clareza para que serve o Exército e para o que ele tem necessidade de existir: defender a Pátria; garantir os poderes constituidos, a lei e a ordem; cooperar com o desenvolvimento nacional e com a defesa civil e, ainda, participar de operações internacionais.

O Exército existe só para essas funções; não, para realizar policiamento ostensivo, preventivo e abardagens de pessoas pois, para isso, existe a Polícia Militar.

Que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral tenha entendido que a “lei e a ordem” precisam ser criadas e mantidas primeiro pelo Exército para depois a PM entrar na favela, eu até entendo. Mas para isso, tirou vários militares de suas funções primordiais e os colocou para policiar uma favela que já começou a se revoltar, comandada de novo pelos traficantes que continuam atuando livremente no comércio da droga, usando o povo como “massa de manobra”, ou em uma linguagem mais militar, como “bucha de canhão”.

Se a Polícia Militar existe, por que ela própria não assumiu as Unidades de Polícia Pacificadora? A PM tem demostrado competância, destreza e civilidade para com as comunidades! A questão primordial aqui não se trata de entrar na favela atirando para tudo que é lado ou recebendo tiros de tudo que é lado!

É preciso que junto com essa ação, o Estado haja também. Sei que o Estado do Rio de Janeiro tem feito sua parte. Mas, que tenha tido qualquer conhecimento,  não mandou fazer uma pesquisa, sócio-antropológica-cultural nas comunidades já pacificadas para saber e conhecer mais profundamentamente à educação, à cultura, à origem dessa população, bem como seus os hábitos. Se isso existe, não é divulgado!

Sem isso nem o Exército e nem a PM vão pemanecer por muito tempo dentro dessas favelas e, de novo, o tráfico tomará conta de tudo e comandará fazendo comércio de gás, controlando as vãs, TV a cabo,  drogas e tudo vendendo drogas e vai voltar ao que era antes! Para a permanência, temos que conhecer bem a comunidade e promover melhorias!




Nenhum comentário:

Postar um comentário