quarta-feira, 13 de junho de 2012

DELÍRIOS (SE VOCÊ ESTIVESSE APAIXONADA POR MIM...)

In livro CRÔNICAS COMPROMETIDAS COM A TUA VIDA, 1986 - Manaus
 
Se estivesse apaixonada por mim, eu atravessaria a avenida mais movimentada e desafiaria todos os carros para um duelo, pularia do edifício mais alto e não morreria no chão, porque não morre o homem que tem certeza de ser amado. Se você estivesse apaixonada por mim, eu enxeria sua casa de flores, lavaria sua piscina, tomaria toda a bebida de seu bar, e ainda e, ainda por cima, deitaria em seus braços sem me importar quem estivesse olhando.
 
Talvez me transformasse em um inventor e subisse de foguete até a lua só para tocá-la, trazendo de lá uma pequena amostra de sua beleza. Depositaria tudo o que tenho em seus pés, inclusive todos os meus débitos – que não são poucos. Mas, ah, que tristeza: não tenho certeza se você está apaixonada por mim.
 
Diz maninha, diz só uma vez, bem baixinho, se você está apaixonada por mim! Coloca-me em seus braços, me beija bem forte e, se não estiver apaixonada por mim, me deixa na primeira esquina, no primeiro bar, na primeira sarjeta. Não importa, nada importa se ao menos já tiver me dado um beijo. Saberei que pode não estar apaixonada por mim, mas pelo menos me deixou roubar uma pequena lembrança.
 
O que devo fazer, então, para saber se você está apaixonada por mim? Será que devo correr até cansar, só para depois ser recolhido por você e, como um gatinho manhoso, descansar meu cansaço em seu colo? Ou será que devo nadar em sua piscina, beber água com cloro e depois tossir para ser acudido?
 
Não. Sei que nada disso é útil. Ah, maninha, como devo saber se você está apaixonada por mim? Mas, olhe, se você estivesse apaixonada por mim, não me importaria em ser só seu. Nem ligaria quando você me pedisse que eu ficasse em casa. Também nada diria se você virasse os beijos e, baixinho, soluçasse só para provar que está apaixonada por mim. Nesta hora, nada diria. Tomaria você em meus braços e correria pela rua mais próxima, só para mostrar aos homens quanto nós estamos apaixonados.
 
Se você estivesse apaixonada por mim, me despiria de todas as roupas e me lançaria todo aos seus braços, afogaria você de beijos e acariciaria seus cabelos, tomaria todo o seu corpo frágil e o deitaria na cama mais próxima. Depois me sentaria no primeiro sofá para admirar você, sem tocá-la, enquanto dois corpos percorreriam o quarto com o gosto feliz de champanhe. Ai, sim, saberia que você está apaixonada por mim.
 
Ah, mas como é duro viver na incerteza. Como saberei se você está apaixonada por mim se nem perto de você tenho coragem de chegar? Como posso sonhar com você em meus braços se você nem me conhece?
 
Bem, não importa, o que importa é que estou apaixonado por você. Por isso, vivo sonhando com o futuro...