segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

POR QUE NÃO EXISTEM VÁRIOS DEZEMBRO`S?


No calendário gregoriano implantado pela Igreja Católica e aceito na maior parte do mundo, por que não existem vários dezembro`s , em vez de um  só e unicamente para  encerrar o ciclo dos 365 dias e 6 horas de um ano, durante  os quais pessoas usam-nos para se embrutecerem,  se explodirem com bombas e  matar seres humanos em guerras, atentados terroristas em nome de  crenças, convicções ou intolerâncias religiosas pelo mundo afora, se arrepender e pedir perdão, depois? Com certeza todos serão perdoados, mesmo os que caminham à margem da lei como os terroristas religiosos!  Não seria mais justo e lógico se existissem vários dezembro´s durante o calendário em vez de apenas um dezembro?  A arqueologia já comprovou que o nascimento de Cristo teria ocorrido entre abril e junho, mas sem precisar um dia exato que teria se dado o seu nascimento!

Em dezembro, a crença e a tradição de que seria a suposta data do nascimento de Cristo, foi apropriada pela Igreja Católica e alimentada pela ganância do comércio no mundo para vender mais. Isso, porém, é outra discussão! No mês de dezembro, porém, as pessoas ficam ou demonstram ficar mais felizes, compram mais presentes, dão e os recebem, desejando a quem os recebem “um feliz natal e próspero ano novo”! É muito estranho esse calendário gregoriano!! Um único mês para se fazer o que deveria ser feito todos os dias: abraçar e desejar felicidades a cada pessoa! Uma mensagem da professora de Serviço Social da Bahia, Rita Cortez, pedindo que refletisse sobre o dia 25 de dezembro,  quando se comemoraria o nascimento de Cristo, me fez escrever essa crônica!

Por que não poderiam existir vários dezembro`s e não um só e para completar o ciclo dos 365 dias e 6 horas estabelecido pelo Papa Gregório XIII (1502-1565),  com sua bula papal “Inter Gravissimos?  O papa foi sendo  assessorado para fazer regressar o “equinócio da primavera” para o dia 21 de março,  desfazendo um erro de 10 dias antes existente no calendário juliano, implantado pelo imperador romano Júlio César (1400 -44 a C) .O papa levou vários anos e foi auxiliado pelos católicos Chistopher Chavius (138-1612),  Ignázio Danti,(1536-1586) e Luigi Giglio (1510 – 1576).  Cumprindo a missão papal, a cada quatro ano passou a existir a quatro anos um mês bissexto, com fevereiro passando a ter 29 dias em fez de 28, nos três anos antes.   Mas isso é história e pode ser lido por todos.

Sem tanto poder de imposição e dinheiro da Igreja Católica, desejo implantar uma  bula papel  e a chamarei de “Inter Gravissimos Crisis de Rede`s Sociai`s”, proibindo uso de redes sociais pelos possíveis convidados. Desejo que cada deles  possam interagir ao redor da mesa de alimentos sagrados como se fazia no passado. Era gostoso se conversar olho no olho. Contudo, continuo intrigado e me questionando: por que em todos os meses do calendário gregoriano não existe um dezembro dentro de cada ser humano!?  E por que o mundo digital invadiu o real, invertendo tudo e  sem o mesmo calor humano de antes das redes sociais?  Se fizer o que não tenho certeza se farei, estenderei a validade da bula de papel, até o ano novo ou até que o Governo  instale detector de metal na entrada dos presídios do Brasil e proíba  o livre uso de celulares pelos condenados,  como fazem nos aeroportos do Brasil e do mundo!


Como o Governo não faz nada ou quase nada que diz que fará  em razão da falta de dinheiro,  também  não o farei  e direi que estou em crise financeira  como todos os brasileiros também estão...!  

10 comentários:

  1. Dhiogo Jose Caetano20 de dezembro de 2016 04:55

    Que possamos ter sabedoria ao longo da caminhada existencial. Obrigado por fazer parte da minha vida! Avante!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a crônica "PORQUE NÃO EXISTEM VÁRIOS DEZEMBRO'S ?" Muito apropriada p/ o momento que estamos vivendo, onde as pessoas se isolam cada vez mais, imperando, infelizmente, o individualismo, o egoísmo e a hipocrisia. Quem dera que todos os meses fossem dezembro, as pessoas se abraçariam mais e as crianças teriam mais atenção e sorrisos.

    ResponderExcluir
  3. José Estanislau Filho22 de dezembro de 2016 06:09

    Bela crônica, Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua postagens; é isso mesmo "Por que não existem vários dezembro's"

    ResponderExcluir
  5. Carlos, vivemos num país onde op que mais existe são feriados, festa, pão e circo ao povo, gent6e passando fome e fazendo cota pra cverveja e rompem madrugada a dentro prejudicando vizinhos que nada tem com suas vidas. Dezembro tem 31 dias e de tantos feriadosa, se sobrar 10 é saldo. Que ele se vá e rápido, basta, chega.

    ResponderExcluir
  6. n existe varios dezembros.por que n existe varios Deuzes... .Deus e só um .e n há outro igual

    ResponderExcluir
  7. Também concordo que o mundo virtual produziu uma revolução negativa contribuindo para a alienação e a intolerância das pessoas. Abs.

    ResponderExcluir
  8. Desistimos desse,pesadelo.Nos eramos obrigados a pagar uma nota alta aqui.Carlos

    ResponderExcluir