quarta-feira, 16 de maio de 2018

FALÊNCIA DO ESTADO EM PROTEGER QUEM LHE PAGA IMPOSTOS! (LUIZ CELSO SANTOS DE OLIVEIRA)



...48 PMS já foram assassinados no RJ, mesmo com a intervenção militar na segurança do Estado. Também faltam atendimentos médicos em vários municípios do Brasil. Enterraram só mais uma vítima da guerra que se trava entre quem tem o dever de proteger: um cabo da PM que, reconhecido em assalto, foi metralhado por ser defensor da Ordem e. ter a missão de cumprir da Lei em nome do Estado. O policial deixou uma filha órfã e a esposa em prantos.. e, talvez vire só mais uma estatística triste barulhento no conflito de troca de tiros e mais tiros entre policiais e milicianos.  


Duas coisas ou mais coisas podem ter se imbricado, ou a vereadora do PSOL, Mariele Franco estava certa em ser contra a intervenção militar na segurança pública, ou o Estado de Bem-Estar-Social não tenha acompanhado a intervenção os seus serviços. Ou as duas coisas se fundiram e se transformaram uma só: a total falência da segurança pública no Estado RJ.

Também outras coisas podem deduzidas da intervenção militar na segurança do Estado: 1. Não tenha dado certo; 2. o Estado Social não tenha acompanhado e cumprido sua função: levar serviços que são seu dever os quais foram relegadas e ocupadas pelas milicianos. Não se quer um policial protegendo cada morador do RJ, mas! No mínimo, uma segurança pública mais inteligente, com os serviços do Estado acompanhando à intervenção militar!

Sociologicamente, a vereadora do PSOL/R também assassinada pudesse ter morrido à toa, mas só parece. A coisa parece ser mais complicada: É a confissão da incompetência e falência geral de todos, com função social do Estado do RJ, ocupada pelo Estado paralelo do crime. Contudo, sem oferecer o mínimo que os milicianos oferecem de serviços â comunidade, todos continuarão reféns dos milicianos e a intervenção militara não dará certo como dissera a vereadora metralhada nas ruas do RJ, provavelmente por ordem da milícia, a quem combatia. O caso continua, ainda sem solução, sendo investigado pelos órgãos da segurança pública!

Recebi do policial rodoviário aposentado, o leitor Luiz Celso Santos morando em Brasília, vi e ouvi três vídeos, enviados de pessoas achando um absurdo terem prestado homenagem à PM de SP, que matou com três tiros um ladrão que iria assaltar pessoas em uma parada de ônibus e matéria com a manchete “Direitos Humanos pede prisão da mãe PM”que matou ladrão na porta da Escola e um texto explicando que a família do morto tinha entrado com pedido de prisão ao Ministério Público contra a mãe PM  e  mais enfaticamente Yara Magslhães dizendo que a PM poderia ter atirado e contido o assaltante.  

Em montagem de vários assaltos seguidos de assassinatos (filmados em câmeras públicas), pessoas comentando a ação da PM de SP, que foi homenageada pela corporação. No final a procuradora de Foz do Iguaçu, no Paraná, informando aos policiais militares em palestra dos Direitos Humanos, que “só poderiam atirar depois que fossem alvejados”.

Sobre esse vídeo que recebi, escrevi irônica crônica com policial militar perguntando: “Voce sabe quem me Matou”?

6 comentários:

  1. Agora, dá nojo pensar que os tais "defensores dos direitos humanos" (também sou a favor de defender os direitos humanos, mas não de forma desvirtuada) queiram que seja presa uma policial que cumpriu seu dever. Só atirar depois de ser alvejada? Imaginem se todas as polícias do mundo tivessem de seguir semelhante orientação suicida! Ora, chega dessa ideologia de complacência com o crime e a violência. Abra

    ResponderExcluir
  2. Palmas pel abordagem!

    ResponderExcluir
  3. Luiz Celso Santos de Oliveira17 de maio de 2018 às 19:15

    Muiyo obrigado, Carlos Costa.
    Li, gostei e compsrrilhei

    ResponderExcluir
  4. Briguei pelo ECA, pela LOAS, pedia a erradicaçao do trabalho infantil, pelas politicas basicas e pelas politicas compensatorias, participei de dezena de fóruns, congressos, encontros etc.etc. E o que vemos? Tudo parece ter se perdido.

    ResponderExcluir