sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

CONTROVÉRSIAS SOBRE O "MAIS MÉDICOS"...!

Algumas controvérsias permanecem sobre o programa “MAIS MEDICOS", implantado pelo Governo Federal de Dilma Rousseff e rescindido de forma unilateral pelo Governo cubano. Contudo, bem ou mal atendia o programa atendia nos locais que nenhum médico do Brasil queria ir por falta de estrutura médica especializada para fazer diagnósticos complementares. No Amazonas, por exemplo, muitos profissionais não médicos atenderam ou desistiram de atender pelo Edital do Ministério da Saúde, apesar dos salários sejam considerados bem atrativos com relação à outros profissionais de nível superior, em outros cursos.

Recordei do que me dizia o médico generalista Theomário Pinto da Costa, pediatra e clínico geral que, antes de falecer, me alertava sempre que antes da descoberta em 1928, por Alexander Fleming – trouxe benefícios e malefícios também -  e o abuso das pessoas em se automedicarem ele conseguia fechar um diagnóstico olhando apenas a língua, o fundo do olho e as unhas, coisa impensável para hoje.   
  

Embora o futuro presidente Jair Messias. Bolsonaro tenha feito críticas severas contra a inexplicável ditadura na Ilha Cuba e ministro da Saúde de Michel Temer tenha garantido que ele fora feito teria sob medida para atender somente à ditadura cubana comandada pelos ex-irmãos Castro com graves prejuízos ao Brasil a verdade era que o Programa "Mais Medicos, à população mais carente e de difícil acesso do Brasil, como as comunidades isoladas do país.

A decisão unilateral de Cuba - onde a saúde é de graça - de pôr fim ao convenio com uma triangulação com a Organização Paenamericana de Saúde -OPAS, e parte do valor recebido pelos médicos servia para custear os outros atendimentos médicos de graça promovido em Cuba, onde quase tudo é de graça para ao povo.

O médico Dráuzio Varela no Fantástico, falando sobre o fim do convênio o programa "Mais Médicos" garantiu que ele deveria ter sido desativado aos poucos, sem prejuízos às populações mais carentes que ficaram sem nenhum profissional médico para atendê-las. Concordo com a opinião.    


Contudo, só alguns médicos cubanos partiram e levaram o que conseguiram adquirir no Brasil. Outros; ficaram no Brasil e deverão e receber asilo político, como prometeu o Jair Bolsonaro que assumirá o a Presidência no dia 1º de janeiro de 2019! 

(Fiquei ausente das postagens   porque fiquei sem internet por 8 dias seguidos. Estou bem, mas ainda dirito no celular e transferindo para meu e-mail).

Um comentário: