quarta-feira, 18 de maio de 2011

''MORTÔMETRO": UM CONTADOR DE MORTES!


“O De­tran/Am in­au­gurou, um totem eletrônico que exibe a con­tagem de ví­timas fa­tais em aci­dentes de trân­sito em o todo país, inssta­lado no en­tron­ca­mento das avenidas Torquato Ta­pajós e Se­nador Raimundo Par­ente.
No painel são at­u­al­izados, a cada de 15 min­utos com dados na­cionais do Min­istério da Saúde, ref­er­entes aos falec­i­mentos e in­ter­nações de ví­timas.
A me­dida, ide­al­izada pelo movi­mento “Chega de Aci­dentes”  e pre­sente em mais sete cap­i­tais e in­tegrantes das ações da Dé­cada Mundial de Ações de Se­gu­rança no Trân­sito, cujo ob­je­tivo é re­duzir à metade o número de vidas per­didas no trân­sito em 160 países até o ano de 2020”. (WWW.Blog da Floresta). Será que vai alcançar essa meta mesmo em 2020, já que a frota de automóveis nas ruas só aumenta? Naturalmente, a tendência das estatísticas de mortes no trânsito têm que aumentar também. Ou estou errado?
O “Mortômetro”, melhor definição que encontrei para defini-lo - seguindo a mesma linha do “Impostômetro”, instalado na cidade de São Paulo, para contar o quanto os brasileiros pagam diariamente em impostos para o Governo Federal - é, em princípio, uma idéia muito boa, mas não vai resolver nada!
Se­gundo as palavras da diretora do Detran/Am, Mônica Melo,   o “Mortômetro” vai pelo menos tentar  sen­si­bi­lizar os usuários das vias quanto à  correta, respeitosa e civilizada utilização  de uso do automóvel.
Ou pode acontecer exatamente ao contrário do que o Detran pretende porque ou a pessoa dirige e presta atenção ao que está acontecendo no trânsito, ou comete mais um acidente quando vai ler  as informações contidas no painel e fará parte, como sujeito, nas estatística de mortes, também!
Isso em nada melhora ou contribui quanto às pessoas que bebem e dirigem, não usam cinto de segurança, mudam de faixa sem acionar a seta para indicar a nova mão que vão tomar, e outros barbarismos que acontecem todos os dias no trânsito. Isso é que precisa ser combatido com firmeza!
Os acidentes sempre ocasionarão sérios traumas emocionais, físicos e psicológicos às vítimas dos maníacos do trânsito, que  transformam seus carros em armas letais quando dirigem de forma irresponsável!
E depois entram e saem pela porta da frente das Delegacias como se nada houvesse ocorrido dando uma idéia de impunidade à sociedade, porque como diz a Constituição, “ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo”, se submetendo ao teste do bafômetro! Muitos, embora visivelmente bêbados, dizem que estão  bons e o policial de qualquer natureza no máximo pode informar na multa que ele apresentava “visíveis sintomas de embriaguês alcoólica” e nada mais.
Embora o policial tenha fé pública, só isso só não basta! È a palavra do policial contra a palavra do infrator e, no final, o infrator sempre leva a melhor!
At­ual­mente, se­gundo a di­re­tora-pres­i­dente do De­tran-AM, o Ama­zonas reg­istra a média anual de 300 mortes  no trân­sito e, nos primeiros quatro meses deste ano, já foram con­tabi­lizadas 100 fa­tal­i­dades em todo o Es­tado. Desse quan­ti­ta­tivo, 97 acon­te­ceram so­mente em Manaus.
Mas o que tem a ver o “Mortômetro” inaugurado por ela, com a falta de mais investimentos em educação no trânsito? Tudo! O Detran/Am tem uma Escola de Trânsito!
Não seria melhor investir em educação? Educando as crianças, estas cobrarão mais atenção aos seus pais, enquanto dirigem. O Detran faz isso, mas de forma tímida e não atinge aos objetivos que precisa atingir.
Para compensar o trabalho feito de forma precária e ruim pela diretora do Detram/Am, ela decidiu inaugurar um “Mortômetro” para contar as mortes e sem investir mais em educação, em reuniões, em aceitação de pedidos oficiais de audiência.
Lembro-me de ter presenciado em plena Avenida Eduardo Ribeiro há anos passados, uma instrutora de Auto Escola, cujo nome não recordo mais, tentar estacionar um pequeno veículo em um espaço
“que daria para estacionar um trator” e levou mais de 30 minutos  indo para frente e para trás, sem conseguir colocar o carro no local. Um guardador de veículos que olhava a cena, como outras pessoas também que estavam paradas como eu, vendo a mesma solicitou  as chaves, entrou no carro e estacionou no local em menos de um minuto, E ele nem tinha CNH. Imaginem se tivesse!

Nenhum comentário:

Postar um comentário