quarta-feira, 4 de maio de 2011

VIATURAS POLICIAIS NÃO USAM CINTO DE SEGURANÇA!

A regulamentação do uso de cinto de segurança, dispositivo de defesa de ocupantes de quaisquer veículos, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, é obrigatório! Mas você já viu alguma vez algum policial dentro uma viatura, seja PM ou civil, usando esse dispositivo tão vital à vida?

Confesso que eu nunca vi! E não é de hoje que observo isso! Toda viatura que passa ao meu lado em baixa ou alta velocidade olho, olho e não vejo um policial da PM com o cinto de segurança afivelado em seu corpo. Logo, que moral os fiscais da Prefeitura terão para fazer cumprir esse dispositivo legal se as viaturas policiais não podem ser multadas?

Pelo que li e analisei, o uso do cinto é um dispositivo que impede a projeção do passageiro para fora do veículo em caso de alguma colisão. O cinto de segurança também é obrigatório em aviões e quaisquer outros tipos de veículos motorizados.
Muitas pessoas não gostam de usá-los por achar incômodo ou por medo de ficar presos em caso de acidentes. Mas o valor da multa para quem não usa cinto é hoje de 500 euros em Portugal e só R$ 150 reais no Brasil. Apesar disso, como viaturas policiais são isentas de quaisquer pagamentos de multas caso estejam em perseguição a bandidos, mesmo excedendo a velocidade, com o giroscópio e a sirene de alarme devidamente ligados, para variar um pouco eles também não usam o cinto de segurança!

Há argumentos para essa prática: os policiais têm que descer rápido das viaturas porque se não os perseguidos fogem! Pode até ser um argumento plausível, só que diante da Resolução eles estão errados! Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade quanto a ocorrência de ferimentos!

Os novos fiscais que estão sendo contratados para trabalhar no trânsito têm que entender que todos são iguais perante a lei; infelizmente uns querem ser sempre mais iguais que outros: motoristas bêbados, sem habilitação, drogados que sempre entram e saem pela porta da frente dos Distritos Policiais porque mesmo sob essas circunstâncias gravíssimas, nunca tiveram a intenção de matar!

Outro grave problema no trânsito do Brasil, além da falta do uso de cinto de segurança pelos policiais militares, é o excesso de equipamentos que estão sendo instalados em carros: o DVD é tão ou mais perigoso que o uso do telefone celular enquanto a pessoa está dirigindo. Se um motorista olhar para o DVD e dirige ao mesmo tempo, poderá cometer um grave acidente, até mais grave que usar um simples celular ou deixar de usar o cinto.

Diante disso, defendo mais uma vez uma total revisão do Código Brasileiro de Trânsito  porque muitas tecnologias foram criadas e incorporadas aos automóveis, depois da edição da  Lei Nº 9.503, DE 23 de Setembro de 1997 e não estão contempladas dentro da Lei.

Com a palavra as Polícias Militares de todo o Brasil! Ou retiram essa obrigação para todos os motoristas, ou os Policiais Militares têm que usar o cinto também!
Afinal, pela Constituição “todos são iguais perante a lei”!






46 comentários:

  1. O uso de cinto pela PM é definida em BGO próprio e o mesmo diz que não se deve usar durante a ronda, pois pode atrapalhar a segurança do PM como atrapalhar a saida do mesmo em emergência. Agora, quando em desolcamentos em vias de acesso rápido ou viajando, ai sim pode usá-lo a vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta resposta e vaga , pois a policia militar de são Paulo não respeita as leis de transito. Nos Estado Unidos os policiais usam o cinto e todas as viaturas são filmadas, se isto acontecer aqui a corrupção devera diminuir e lamentável, este Pais e sem moral a policia Militar de São Paulo e sem moral, da nojo ver Militares, falo porque esta na mídia todos os dias, assassinatos, corrupção estorcao. entre tantos outros. Neste Pais não tem homem com coragem pra punir os Militares e seus desmando.....

      Excluir
    2. No minimo já foste autuado pela polícia militar pra estar com raivinha! bem, primeiramente sobre a mídia, esta e extremamente parcial, levando um fato isolado a generalidade de toda uma tropa, fazendo com que ignorantes como você, sem pensamento próprio vá ao encontro dos mandos e desmandos midiático. não vejo problema em ver uma viatura que filme as ações policiais militares, civis, ou federais. de fato, diminuiria consideravelmente os abusos e corrupções que realmente ocorrem em uma pequena parcela da tropa, contudo, corrupção, e lacaios, estelionatários, resumindo, criminosos, existem em todo o lugar, e provavelmente em seu ambiente de trabalho (se é que a bonequinha trabalha, pois pra ter tempo assim de ser revolucionário...??) também existem, e nem por isso pode-se generalizar a todos os membros do local de trabalho, pois tenho certeza de que há gente honesta. quanto a corrupção de fato, sugiro pensar antes de colocar pessoas pífias de má índole no Congresso Nacional, Câmaras legislativas, etc, pois assim nossos políticos criariam leis decentes, e não somente para protegê-los como ocorre com suas imunidades parlamentares, e aí nós cidadãos que pagam o pato. Em suma, pense, com sua cabeça, e não com a dos outros, e principalmente não julgue o que você não conhece

      Excluir
    3. SEU ELIAS,QUANDO O SR PRECISAR DA POLICIA O SR NÃO VAI NEM REPARAR QUE A POLICIA PASSA,SINAL VERMELHO,NÃO PARA NA FAIXA,ANDA SOBRE CANTEIROS,ANDA NA CONTRA MÃO ETC...ETC...ENTÃO CONCLUO QUE O SR É UM FANFARRÃO..PORQUE QUEM PRECISA DA POLICIA TEM PRESSA....

      Excluir
    4. Quando precisar da Polícia, chame o Lula.

      Excluir
  2. @Jailson Lima, pode até ser definida em BGO, mas não é o que tenho visto em Manaus porque sempre há 3 pessoas em média dentro das viaturas policiais. Que os dois que vão atrás não usem, tudo bem. Mas o motorista também não usar já é demais...Ele está praticando uma direção ofensiva e, em nenhum momento, usam cinto de segurança, tanto os da PM como os da polícia civil e até alguns que trabalham no município que também não fazem uso. Devo escrever, em breve, sobre os motociclistas da PM que também não usam capacetes.Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu carlos aqui no RS todos os policiais condutores de moto usam capacetes,mas nas viaturas não usam cinto,porque a reação se dá em frações de segundos,e o tempo do policial retirar o cinto pode lhe custar a vida...entenda a situação...antes de falar bobagens,certo de sua compreensão sei que o sr será compreensível... quem já passou por tiroteio sabe que um segundo é uma hora...

      Excluir
    2. kkk dispositivo tão vital a vida é igual cair um tombo, subir para cima, descer para baixo, entrar para dentro.....kkkkk

      Excluir
  3. E digo mais! Ele não perderá nada mais que 3 seg. para destravar o cinto. Isso muda absurdamente o poder de ação? Caso positivo, instalem nas viaturas cintos de ação rápida como os de competição ou um desenvolvido especialmente para isso. Além de todos os argumentos apresentados acima, no caso de um acidente é o dinheiro da União/contribuinte que vai "bancar" o hospital, não? Tempos atrás tive a idéia (se é que não já é possível e escondem de nos), mas do cidadão pode autuar um militar, já que somos nós que pagamos o seu salário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, que é isso, uma viatura policial sendo metralhada e um policial the flash vai conseguir numa fração de segundos retirar o cinto de segurança abrir a porta e pular da viatura ou responder aos tiros vai levar a mão direita a trava do cinto, empunhar sua arma, é brincadeira o que estão cobrando. Os policiais são diferentes sim, quando estão de serviço e quando não, são iguais a qualquer um do povo, mas mesmo assim a cobrança quando um policial comete um ilícito é grande, é ou não diferente dos demais???????
      Até você cobra coisas indevidas que não causa prejuíjo a poplação, ainda diz que é patrão.

      Excluir
    2. caro ignorante, devido seu mau conhecimento e entendimento, ao tocante quesito segurança publica. tenho a informa-lo que os policiais devem sim fazer o uso de cinto; porem quando em situações de rondas, ou outras atividades policiais que necessitam de agilidade, não se deve utilizar o equipamento ( cinto ). exemplo: imagine um policial em uma troca de tiro , pegos de surpresa em uma rua, beco, viela, favela, etc... , o policial(ais) teriam suas vidas em risco, tendo milésimos de segundos para pensar e reagir. coloque-se no lugar de cada policial em um momento como este caro amigo, com um salario insuficiente. e tem mais prezado, é você e outros milhares, além de todos os policiais deste território (contribuintes), quem pagam os impostos brasileiros, que são convertidos em gastos públicos Nacional, Estadual, e Municipal. portanto colega, pense antes de se achar patrão, ou fazer ironias infundadas.

      Excluir
    3. Quem diz demais, diz bom dia a cavalo...

      Excluir
    4. Em operação, empunhando a arma com uma mão, passando rádio para solicitar apoio com a outra.... vai soltar o cinto com o pé então.

      Excluir
    5. desculpa aos recalcados, que pensam estarem certos sobre seus julgamentos quanto ao uso do cinto de segurança pela policias militares de todo o Brasil.
      Sou completamente favorável a escolha do policial em usar ou não o cinto de segurança nas vtrs, sendo q em uma situação normal qualquer um desafivela o cinto em milésimos, mas quero ver fazer isto debaixo do mau tempo pois: sua adrenalina vai estar a mil e são os milésimos de segundo que fazem toda diferença, claro pra quem quer utilizar a mídia para criticar a policia e seus procedimentos, sendo que não é o seu pelo que esta em jogo. muito bom.
      Porem quando vc precisar da PM espero que os policias entrem na viatura mas antes examinem todos os equipamentos de segurança e demorem muito pra chegar na sua casa dai vc vai pensar bem no que fala, pois esses policiais não tem nem viaturas decentes muitas cheias de problemas mecânicos e assim mesmo eles colocam suas vidas em risco porque sabem que algum desconhecido ira precisar e quem ira resolver o seu aborrecimento são eles. PARABENS AOS POLICIAS MILITARES DE TODO BRASIL QUE COM MUITA DIFICULDADE E SEM INSETIVO NENHUM DA POPULAÇAO VAO PARA AS RUAS TODOS OS DIAS 24 HORAS

      Excluir
    6. HÁ IGNORANTE QUE FAZ COMPARAÇÕES COM A POLÍCIA DOS ESTADOS UNIDOS. `´E digno de dó, e falta de moral, a Polícia pode até obrigar os policiais a usarem, más quem obriga, são os q trocam tiros, prendem vagabundos por aí. então quero ver esse critico negativos precisarem da polícia, eles irem na velocidade da via, é melhor assim pois não correm o risco de acidente que por vez tem ate q pagarem os prejuízos causados em prol da sociedade, fazem isso por q trabalham em prol da vida alheia. que as vezes não merecem.

      Excluir
  4. Alex, sou PC e também pago imposto.
    Quanto ao tempo de 3 segundos, pergunta a um policial quanto tempo ele gasta pra descarregar sua arma. Atrás de uma mesa de computador é fácil falar qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  5. OLHA ATÉ CONCORDO EM NAUM TEREM Q USAR CINTO,ACHO Q SE FOSSE UM POUQUINHO MAIS EDUCADOS JÁ TARIA DE BOM TAMANHO,MAS NAS MOTOS,PORQUE OS PMS NAUM USAR FECHAR A VISEIRA?(ATRAPALHA EM QUE?)ESSE PC,QUE COMENTOU AI,QUE AMEAÇA FOI ESSA,QUE DIZER QUE SE FOSSE NA FRENTE NAUM PODERIA FALAR ND,POIS IA SOBRAR PRA QUEM QUESTIONACE,VAMOS SER MAIS CIDADÕES,POIS PERANTE A LEI E PERANTE DEUS,SOMOS TODOS IGUAIS,PENSEM NISSO,,

    ResponderExcluir
  6. RESOLUÇÃO Nº 14/98, RESOLUÇÃO Nº 279, DE 28 DE MAIO DE 2008.

    ResponderExcluir
  7. RESOLUÇÃO Nº 14/98 CONTRAN, RESOLUÇÃO Nº 279, DE 28 DE MAIO DE 2008. CONTRAN

    ResponderExcluir
  8. Senhores anônimos, eis o que diz a resolução

    RESOLUÇÃO Nº 14/98

    Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

    O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I, do art.12 ,da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e conforme o Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;
    RESOLUÇÃO Nº 279, DE 28 DE MAIO DE 2008
    Altera o inciso IV, do artigo 2º, da Resolução nº 14, de 6 de
    fevereiro de 1998-CONTRAN, que trata dos equipamentos
    obrigatórios, para dispensar de cinto de segurança os veículos de
    uso bélico
    O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO-CONTRAN, no uso das
    atribuições que lhe são conferidas pelo art. 12 e 65, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de
    1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de
    maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;
    Considerando o que consta do Processo nº 80001.004676/2008-67, resolve:
    Art. 1o Acrescentar alínea “d” ao inciso IV, do art. 2º, da Resolução nº 14/98-
    CONTRAN, com a seguinte redação:
    “Art. 2º..........................................................................................................................
    IV-
    ...............................................................................................................................
    a)..................................................................................................................................
    b)..................................................................................................................................
    c)..................................................................................................................................
    d) para os veículos de uso bélico.
    Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
    Alfredo Peres da Silva
    Presidente
    José Antonio Silvério
    Ministério da
    Carlos Costa

    ResponderExcluir
  9. Enquanto nao houver lei regulamentando o uso de cinto por policiais e fiscalização efetiva, a nao utilização continuará sendo uma clara demonstração de que alguns acham que estão acima da lei e de que no Brasil vale tudo. O mais lamentável é que sao os próprios representantes da lei e da ordem que dao mau exemplo. Nao seria muito, portanto, supor que a maioria dos policiais nao usa cinto em serviço nem fora dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito o ponto de vista e que realmente somos obrigados por lei a usar cinto de segurança. Tente nos entender, vivemos num país violento onde todos os dias centenas de pessoas são mortas inclusive PMs. Policiais são mortos só pelo fato de ser policial. Existem perigo em todo território nacional bandidos armados e prontos a atirar nas viaturas e por esse motivo é muito importante o tempo de reação e aí surge um grande problema será que realmente dá tempo para reagir depois de retirar o cinto de segurança? Como seria bom colocar o cidadão na viatura e mostrar como é difícil cumprir todas as cobranças e cuidar da vida dos outros e da nossa. Quando estou em meu carro sempre uso cinto e todos que andam comigo tem que usar pois acredito na eficiência desse equipamento pois já capotei meu carro e não sofri um arranhão graças a Deus e porque estava com cinto. Antes de fazer comparações com outros países lembre-se que as pessoas lá também são mais civilizadas e não morrem tantos policiais como aqui. Sejamos sensatos.

      Excluir
  10. O cinto de segurança é um equipamento para proteção do motorista ou dos passageiros dos veículos, ou seja é para seguraça pessoal. Já os policiais deixam de usar o cinto de segurança colocando a própria vida em risco para ter agilidade de sair do veículo com rapidez ou no interior da própria viatura efetuar disparos com segurança para tentar proteger a comunidade. É lamentável uma discussão para saber se os policiais são iguais as demais pessoas, pois fiquem sabendo que são iguais atodas as pessoas. Os policais quando de serviço estão realizando uma atividade essencial para protenção das pessoas e não é o uso ou não do cinto de segurança que faz os policiais ser diferentes a população, está é uma discussão não para a população, pois o não uso do cinto segurança na viaturas que vão prejudicar a população, o que pode ocorrer é o policial salvar vidas por não usar o cinto de segurança e num acidente peder a própria. Esta discussão teria sentido se os policiais em seus dias de não trabalho tivessem a prioridade de não usar o cinto de segurança e as demais pessoas fossem obrigadas.
    A polícia é uma instituição que recebe recursos insuficientes para prestar o serviço de segurança pública e a população nada reclama, aí se os policiais não usam o cinto de segurança está prejucicando a população??????

    ResponderExcluir
  11. Senhores, o Brasil é um Pais, aonde o crime compensa, dito por autoridades do Judiciários, o que vocês esperam mais de um Pais ,alias o Pais não tem culpa e sim o povo, o que esperamos do povo Brasileiro nós somos culpado de tudo isso, não brigamos não manifestamos, não fazemos passeata somo cordeirinho do governo, e por isso isto nunca vai mudar

    ResponderExcluir
  12. Neste caso, a lei é igual para todos, no entanto ela estabelece exceções. Dentre estas exceções estão os veículos bélicos. A Polícia não está agindo fora da lei, está agindo dentro da lei. Antes de fazer certas críticas, devemos nos inteirar do que prescreve os regulamentos e legislações.

    ResponderExcluir
  13. Caro anônimo que não teve coragem de se identificar: fui membro da Jari da Polícia Rodoviária Federal e, depois, por quatro anos, membros da 1a Jari da Extinta EMTU, em Manaus. Ou a Resolução se aplica para todos, porque nela não fez menção a qualquer exceção ou não se aplica para ninguém. E tem mais: o que que existe de Policial Militar e mesmo de fiscalização de trânsito pilotando motocicletas sem o uso do capacete obrigatório, é muito grande. E são esses que aplicam multas em outros motociclistas que, como eles, também não os usam. Isso é mais do que um desrespeito às Resoluções. É um ultraje, um deboche, uma coisa totalmente condenável. Eu conheço sobre o que escrevo. O amigo anônimo talvez não conheça nem o que está comentando porque caso contrário teria se identificado.

    ResponderExcluir
  14. Companheiro anônimo, fui penalizado sim, mas não por falta de uso de segurança (por outros motivos). Fui membro de Jari Federal na Polícia Rodoviária, no Denit e no Município de Manaus, na extinta EMTU. Sei bem diferenciar entre tropa e fato isolado. Mas confesse, com sinceridade, amigo anônimo: você já viu alguma viatura da PM, Polícia Civil ou órgão de fiscalização seja federal, estadual ou municipal que use cintos de segurança? Algumas nem possuem cintos de segurança, amigo!!!!! Isso é um assunto sério e não um mero deboche!

    ResponderExcluir
  15. No minimo já foste autuado pela polícia militar pra estar com raivinha! bem, primeiramente sobre a mídia, esta e extremamente parcial, levando um fato isolado a generalidade de toda uma tropa, fazendo com que ignorantes como você, sem pensamento próprio vá ao encontro dos mandos e desmandos midiático. não vejo problema em ver uma viatura que filme as ações policiais militares, civis, ou federais. de fato, diminuiria consideravelmente os abusos e corrupções que realmente ocorrem em uma pequena parcela da tropa, contudo, corrupção, e lacaios, estelionatários, resumindo, criminosos, existem em todo o lugar, e provavelmente em seu ambiente de trabalho (se é que a bonequinha trabalha, pois pra ter tempo assim de ser revolucionário...??) também existem, e nem por isso pode-se generalizar a todos os membros do local de trabalho, pois "tenho certeza de que há gente honesta. quanto a corrupção de fato, sugiro pensar antes de colocar pessoas pífias de má índole no Congresso Nacional, Câmaras legislativas, etc, pois assim nossos políticos criariam leis decentes, e não somente para protegê-los como ocorre com suas imunidades parlamentares, e aí nós cidadãos que pagam o pato. Em suma, pense, com sua cabeça, e não com a dos outros, e principalmente não julgue o que você não conhece"


    De todos os comentários bobos que essa crônica tem recebido, este foi um dos mais idiotas que já li porque julgo o que conheço por ter sido seis anos seguidos membros de Jari's nas esferas federal, estadual e municipal no Amazonas. Vc deve ser algum militar que comete esse tipo de aberração idiota, talvez porque a sua viatura militar nem possua cinto de segurança. Aceito críticas, mas acusar a imprensa é de uma bobagem de precedentes, companheiro anônimo.

    ResponderExcluir
  16. caro ignorante, devido seu mau conhecimento e entendimento, ao tocante quesito segurança publica. tenho a informa-lo que os policiais devem sim fazer o uso de cinto; porem quando em situações de rondas, ou outras atividades policiais que necessitam de agilidade, não se deve utilizar o equipamento ( cinto ). exemplo: imagine um policial em uma troca de tiro , pegos de surpresa em uma rua, beco, viela, favela, etc... , o policial(ais) teriam suas vidas em risco, tendo milésimos de segundos para pensar e reagir. coloque-se no lugar de cada policial em um momento como este caro amigo, com um salario insuficiente. e tem mais prezado, é você e outros milhares, além de todos os policiais deste território (contribuintes), quem pagam os impostos brasileiros, que são convertidos em gastos públicos Nacional, Estadual, e Municipal. portanto colega, pense antes de se achar patrão, ou fazer ironias infundadas. caro ignorante, devido seu mau conhecimento e entendimento, ao tocante quesito segurança publica. tenho a informa-lo que os policiais devem sim fazer o uso de cinto; porem quando em situações de rondas, ou outras atividades policiais que necessitam de agilidade, não se deve utilizar o equipamento ( cinto ). exemplo: imagine um policial em uma troca de tiro , pegos de surpresa em uma rua, beco, viela, favela, etc... , o policial(ais) teriam suas vidas em risco, tendo milésimos de segundos para pensar e reagir. coloque-se no lugar de cada policial em um momento como este caro amigo, com um salari+o insuficiente. e tem mais prezado, é você e outros milhares, além de todos os policiais deste território (contribuintes), quem pagam os impostos brasileiros, que são convertidos em gastos públicos Nacional, Estadual, e Municipal. portanto colega, pense antes de se achar patrão, ou fazer ironias infundadas. SOBRE ESSE IMBECIL COMENTÁRIO ANÔNIMO, SERÁ QUE VC ENTENDE, IDIOTA, QUE ESTAR DESFILANDO SEM CINDO DE SEGURANÇA NA RUA, SERIA UM ATO DE PERSEGUIÇÃO R REPRESENTARIA ALGUM PERIGO AOS POLICIAIS? OU QUANDO ESTÃO FORA DO SERVIÇO, APENAS USANDO AS VIATURAS PARA VISITAREM NAMORADAS OU OUTRAS PESSOAS, TAMBÉM REPRESENTARIA ALGUM PERIGO DE RISCO À VIDA DO POLICIAL? PASSE BEM IMBECIL IGNORANTE QUE NÃO SE IDENTIFICA POR MEDO POIS CERTAMENTE VOCÊ TAMBÉM É UM POLICIAL MILIAR QUE LEVA NAMORADA EM CASA SEM USAR O CINTO DE SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  17. Acho que a maior raiva que o usuário comum tem em comparação aos policiais que não usam o cinto em serviço e a INDÚSTRIA DA MULTA. Eu duvido se aqui existe alguém que gosta de pagar multa. Se é lei temos que cumprir, se os policiais seguem alguma regra interna da corporação e não o usam, as consequência de um acidente com trauma grave é muitas vezes maior, testes comprovam isto. Salientando aos que dizem que no Brasil todos somos iguais perante a lei, está enganado. Embora esteja escrito na carta magna, isto na pratica não acontece....

    ResponderExcluir
  18. Porque o Sr não olha os parlamentares e políticos em geral e pede para terem uma postura ética e correta, não serem corruptos acabando com a nação e gerando sofrimentos, violência e criminalidade a todos nós, tendo ainda imunidades?

    ResponderExcluir
  19. Será que é isso mesmo? Tenho visto muitas viaturas em passeio, sem estar em operação, que também seus ocupantes não usam o cinto de segurança, nem o motorista. Ou o cinto serve para todos ou para ninguém!

    ResponderExcluir
  20. Será que é isso mesmo? Tenho visto muitas viaturas em passeio, sem estar em operação, que também seus ocupantes não usam o cinto de segurança, nem o motorista. Ou o cinto serve para todos ou para ninguém!

    ResponderExcluir
  21. Será que é isso mesmo? Tenho visto muitas viaturas em passeio, sem estar em operação, que também seus ocupantes não usam o cinto de segurança, nem o motorista. Ou o cinto serve para todos ou para ninguém!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo3 de setembro de 2013 11:27
    Quem diz demais, diz bom dia a cavalo.

    Então, bom dia cavalo! Não seja por isso, já que pediu...

    ResponderExcluir
  23. Vivi parte de minha vida dentro da PM, na época em que as Corporações militares ainda eram comandadas por coronéis de Exército...Sei o digo...!!!!

    ResponderExcluir
  24. desculpa aos recalcados, que pensam estarem certos sobre seus julgamentos quanto ao uso do cinto de segurança pela policias militares de todo o Brasil.
    Sou completamente favorável a escolha do policial em usar ou não o cinto de segurança nas vtrs, sendo q em uma situação normal qualquer um desafivela o cinto em milésimos, mas quero ver fazer isto debaixo do mau tempo pois: sua adrenalina vai estar a mil e são os milésimos de segundo que fazem toda diferença, claro pra quem quer utilizar a mídia para criticar a policia e seus procedimentos, sendo que não é o seu pelo que esta em jogo. muito bom.
    Porem quando vc precisar da PM espero que os policias entrem na viatura mas antes examinem todos os equipamentos de segurança e demorem muito pra chegar na sua casa dai vc vai pensar bem no que fala, pois esses policiais não tem nem viaturas decentes muitas cheias de problemas mecânicos e assim mesmo eles colocam suas vidas em risco porque sabem que algum desconhecido ira precisar e quem ira resolver o seu aborrecimento são eles. PARABENS AOS POLICIAS MILITARES DE TODO BRASIL QUE COM MUITA DIFICULDADE E SEM INSETIVO NENHUM DA POPULAÇAO VAO PARA AS RUAS TODOS OS DIAS 24 HORAS

    "Ao anônimo que escreveu isso: 1, Não critiquei a PM, mas a existência de uma Lei que obriga esse comportamento que não é cumprido pelos policiais que dirigem viaturas em uma atitude ofensiva; 2 - Não compete ao policial decidir se é ou não para fazer o uso do cinto e, sim, do Contran, que legisla sobre o assunto; 3. Se precisar de PMs - e preciso sempre, mesmo que os policiais não usem cinto, usarei o meu; 4.PARABÉNS AOS MOTORISTAS DE VIATURAS POLICIAIS QUE USAM O CINTO DE SEGURANÇA; 5. NÃO CRITIQUEI A PM, MAS SOMENTE AOS POLICIAIS QUE DIRIGEM VIATURAS EM ATITUDE OFENSIVA (E NÃO DEFENSIVA) E NÃO POSSUEM PREPARO NEM PARA DIRIGIR OFENSIVAMENTE E MUITO MENOS DEFENSIVAMENTE; COM CERTEZA O ANÔNIMO QUE DEIXOU ESSE COMENTÁRIO SEM MUITO NEXO, DEVA SER UM PM E QUE AINDA NÃO PERCEBEU QUE ALGUNS MOTOCICLISTAS DAS PMs DE TODO O BRASIL USAM SEUS CAPACETES PARA PROTEGER SEUS COTOVELOS E NÃO PARA PROTEGER SUAS CABEÇAS.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns sr: Carlos Costa pela brilhante observação affffffff.... sera que o sr não tem nada melhor pra fazer, criticar é a coisa mais fácil, é igual a chutar cachorro morto.
    Antes que o sr pense digo sou pm sim e com muitas dificuldades tento fazer o melhor que posso no meu trabalho, me orgulho pela profissão que escolhi e infelizmente como o sr falou a mídia é parcial e usa um caso isolado muitos vezes, o que acaba ferindo toda uma corporação que deveria ser respeitada e não questionada por uma pessoa que diz ter vivido parte da vida dentro da PM. ta alienado? sera que não reparaste que o tempo não parou vai procurar o que fazer desocupado....

    ResponderExcluir
  26. Parabéns sr: Carlos Costa pela brilhante observação affffffff.... sera que o sr não tem nada melhor pra fazer, criticar é a coisa mais fácil, é igual a chutar cachorro morto.
    Antes que o sr pense digo sou pm sim e com muitas dificuldades tento fazer o melhor que posso no meu trabalho, me orgulho pela profissão que escolhi e infelizmente como o sr falou a mídia é parcial e usa um caso isolado muitos vezes, o que acaba ferindo toda uma corporação que deveria ser respeitada e não questionada por uma pessoa que diz ter vivido parte da vida dentro da PM. ta alienado? sera que não reparaste que o tempo não parou vai procurar o que fazer desocupado....



    "Tenho sim, sr. PM que não se identifica: a mais importante é não ficar escrevendo mais suas asneiras, nem justificando pois estou muito envolvido com o lançamento de meu livro científico na área do Serviço Social. Se a sua próxima ironia imbecil vier identificada, acho que responderei. Caso contrário, nada responderei! Passe bem. Sou jornalista e assistente social e você o que é, que tem medo de se identificar. Vá plantar batatas que é mais produtivo!

    ResponderExcluir
  27. Sr Carlos Costa, sobre o art 29 inciso VII, no que tange a veiculo acima questionado, diz que gozam de livre circulaçao e estacionamento, qdo em operação, gostaria de saber sua opiniao>>>
    adilson angelon

    ResponderExcluir
  28. Sr Carlos Costa, sobre o art 29 inciso VII, no que tange a veiculo acima questionado, diz que gozam de livre circulaçao e estacionamento, qdo em operação, gostaria de saber sua opiniao>>>
    adilson angelon

    ResponderExcluir
  29. Adilson, até que me promovem ao contrário, no Art. 29, inciso VII, NADA FALA QUE DEVAM NÃO USAR O CINTO DE SEGURANÇA. TRANSCREVO ABAIXO TODO O ARTIGO PARA NÃO RESTAR NENHUMA DÚVIDA: Eis o que diz o artigo e o inciso VII. Como você pode observar, em nenhum momento diz que O VEÍCULO NÃO DEVE USAR CINTO DE SEGURANÇA.

    VII - os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente, observadas as seguintes disposições:
    a) quando os dispositivos estiverem acionados, indicando a proximidade dos veículos, todos os condutores deverão deixar livre a passagem pela faixa da esquerda, indo para a direita da via e parando, se necessário;

    ResponderExcluir
  30. Leis são leis!! Em caso de acidentes o cinto ajuda e muito. Me desculpe os PMS pela profissão. Mas cada um escolhe a sua. Não usa cinto e multa os outros. As vezes por nada pois ganham porcentagem.

    ResponderExcluir
  31. Da forma com a legislação vigente (CTB), não existe nenhum artigo que regulamenta o não uso de cinto de segurança port policiais militares ou de órgãos nacionais, estaduais e municipais. Concordo com o não uso do cinto de segurança para viaturas militares em caso de ocorrência de grande vulto. A Resolução nº 279, de 28 de maio de 2008, regulamenta o não uso de cinto de segurança em veículos bélicos, ou seja, veículos bélicos são veículos das forças armadas e não de veículos das polícias militares e civis estaduais. Haja vista, tratar de uma função diferenciada em que em situação de adrenalina e o tempo para a retirada do cinto, pode custar a vida de um policial. Diante dos vários entendimentos aqui postados com argumentações diferentes há de concluir que o melhor a ser feito é mudar a legislação autorizando o não uso do cinto de segurança em viaturas da militares e civis. Pois como está o uso é obrigatório.

    ResponderExcluir
  32. Sou policial há 11 anos. É sempre que alguem na rua reclamava que eu tá sem o cinto de segurança eu não discutia. so mandava chamar a polícia pra me multar...kkkk

    ResponderExcluir
  33. A questão no Brasil é o jeitinho. Cinto é obrigatório e ponto. Se pra polícia ele atrapalha, ou desenvolve algo melhor para proteção dos ocupantes da viatura ou cria-se uma resolução que dispensa os agentes de segurança da obrigatoriedade assim como os garis na traseira de caminhões: é só incluir as viaturas como veículos de transportes especiais. Como estamos no Brasil os policiais não respeitam as regras e não fazem nenhum esforço para adaptar-se e regulamenta-las. Enquanto isto, no Brasil morrem mais policiais por acidente de trânsito do que por arma de fogo...

    ResponderExcluir