“Mas espere! Se você fizer o pedido nos próximos cinco minutos (para dar mais ênfase ainda, o garoto(a) propaganda mostra os cinco dedos da mão para que não reste a menor dúvida), lhe mandaremos inteiramente grátis...”; ou “leva inteiramente grátis o ar condicionado, o câmbio automático...”
Como jornalista e um dos primeiros a fazer o curso de especialização em Assessoria de Comunicação e Marketing, no ano de 1982-84, no Rio de Janeiro, chamo à atenção de marketeiros de várias agências de publicidade que insistem em anunciar uma coisa que não é verdadeira.
Se esse tipo de propaganda for mesmo levada ao pé da letra, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, pode ser considerada uma propaganda enganosa porque nada vem de graça como anunciam os marketeiros!
Qualquer dia desses vou entrar em uma concessionária de veículos qualquer e pedirei: “vim buscar meu câmbio automático grátis” ou então, “vim buscar meu ar condicionado grátis...” mas não vão me atender. E sabe o por quê?
Explico: não existe câmbio automático grátis; nem ar condicionado grátis; esses itens, sem o carro a ser adquirido simplesmente não existem; nem cinco minutos para a aquisição porque “se não o preço vai subir, as linhas congestionam...” . No dia seguinte anunciam tudo de novo, informando que câmbio automático e ar condicionado são grátis, parecendo até uma cantiga de grilo.
No marketing de produtos de academia de ginástica chega-se ainda ao mais ridículo: “Mais espere! Não esqueça de pedir isso e aquilo....inteiramente grátis!” Em todas as propagandas desse tipo de produto, ainda anunciam: “não esqueça de pedir o manual de dieta”, ou então “não esqueça de pedir seu Tak Gold” inteiramente grátis!
Diante dos insistentes apelos de marketeiros desavisados, telefonarei para alguma dessas empresas anunciantes e vou pedir para incluir meu Tak Gold “inteiramente grátis”; em lojas de automóveis pedirei “o câmbio automático inteiramente grátis” ou o “ar condicionado inteiramente grátis” como anunciado na TV.
Parem com isso marketeiros! Nada é de graça! Nesses casos, tudo já está embutido no preço final dos produtos anunciados. Também não acreditem em anúncio de equipamentos de ginástica feitos por pessoas “saradas” porque no final vem sempre a informam que só fazer academia não resolve nada, pois sempre recomendam pílulas e dietas naturais. Garanto: o que se faz para perder peso é um pouco de exercício físico, manter a boca fechada e se sentir confortável no “ar condicionado grátis” dos automóveis que os marketeiros anunciam, além da troca de marcha em um câmbio automático também grátis, como se fosse a verdadeira redescoberta da pólvora pelos marketeiros! Deixem de enganar o povo e usem melhor suas criatividades. Sei que os senhores as possuem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário