quarta-feira, 26 de outubro de 2011

"MESMO PACIFICADAS", ROGAI POR NÓS!



Os morros cariocas pacificados,  ocupados por batalhões policiais do Exército, continuam sendo pontos de venda de drogas. Isso ficou claro nas imagens exibidas em rede nacional, mostrando traficantes agindo à luz do dia no interior de uma das comunidades “pacificadas”. Ou os traficantes continuaram dentro das favelas ou voltaram a residir aos locais para continuar seus “negócios” ilícitos, agora protegidos pela polícia. 

Mesmo que a polícia vasculhe tudo e prenda fuzis, metrabalhadoras, pistolas  ponto 40, o tráfego  não desaparecerá completamente.  Onde há o usuário, sempre existirá a pessoa para sustentá-lo em seu vício. Essa uma complicada equação a ser resolvida, infelizmente! Mas não será enquanto os Aparelhos de Estado não assumirem seus legítimos papeis.

“Mesmo pacificadas”, rogai por nós, parodiando desfile de Joãozinho Trinta pela Beija-Flor que, mesmo tendo o seu Cristo Redentor proibido, por pressão da Igreja Católica, o carnavalesco desceu a avenida do samba com a imagem coberta com um pano preto e, em letras brancas, escrito: “mesmo proibido, rogai por nós”!  Um inteligente e irreverente protesto de Joãozinho Trinta contra seu enredo, produzindo mais efeito, talvez,  do que se a estátua se apresentasse descoberta.

Os problemas sociais continuarão  existindo e vão permanecer dentro dos morros pacificidados até que todos os serviços sociais dos Governos possam ocupá-los, oferecendo gratuitamente, cursos  de cidadania, educação, esporte, saúde e lazer. Excetuando cidadania –  um processo complexo solidificado na “Revolução Francesa”, mas que teve sua primeira origem na Inglaterra – e a educação, que também não oferecem, os demais itens de esporte, saúde e lazer,  os traficantes desalojados já ofereciam às comunidades onde atuavam.

Para ajudar a polícia a exterminar o tráfico dentro das favelas, o povo pode começar a exercer sua cidadania,  denunciando esconderijos e bocas de fumo mantidas por traficantes.

Não é só isso, enquanto os Governos continuarem e tomar decisões  políticas e não planejadas,  identificando os pros e os contra de suas medidas,  continuaremos  presenciando o tráfego de drogas, as mortes no trânsito, hospitais sem leitos e as mortes, mesmo com medidas judiciais. Enfim,  Cristo, mesmo proibido pelo Governo atual, “rogai por todos nós e proteja-nos dessas mazelas!”

Um comentário:

  1. desculpe mas a proibiçao da igreja vai muito alem da quilo que se entende neste texto nao se trata de preconceito mas de usar a imagem de Deus em algo que e totalmente contrario seu ensinamento nao convinha mesmo a sapucai e um palco de profanaçao onde as pessoas se reunem dao as costas para Deus como entao querem usar sua imagem a igreja quiz simplismente creio eu dar o recado que cristo nao compartilha do que acontece la!!

    ResponderExcluir