sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

DAS "SETE VAMPIRAS"

  
Perguntei se a enfermeira Fernanda ainda trabalhava no Prontocord e a atendente disse-me que sim. Contei como se deu meu conhecimento com a enfermeira chefe. Chegou minha vez e avisei: “vocês terão dificuldades para encontrar veia em mim”. “Mais outro”, disse-me uma delas. Minutos antes também tiveram dificuldades para encontrar veia no braço de uma senhora. Sentei na confortável poltrona.

Das “ Sete Vampiras”,   musica gravada pelo cantor e ator Leo Jaime,  tema de abertura da novela VAMP exibida pela Rede Globo de Televisão  em 1991 e de um filme (não sei se antes ou depois), duas tentavam encontrar com dificuldades uma veia em meu braço, como avisei que teriam. Procuraram em um; depois, outro.  E nada! Até que uma delas se animou como se estivesse comemorando um gol  “encontrei uma. Posso furar? Pode, mas espero que não estoure!  Apontei e disse: “Tenho uma aqui no meio do braço. Essa é uma veia  profunda e talvez consigam encontra-la”. Com uma luva, apalparam. Encontraram outra mais fina e decidiram meter a agulha. Pegou a veia, começou a sair sangue, mas extravasou. - Vamos tentar nesse outro braço, disseram as duas pessoas que tentavam encontrar, sem que estourasse na coleta. Elas, estavam com roupas brancas e batons vermelhos. Não conseguiram no outro braço. Também não o furaram.

-Achei uma aqui onde ele disse que existia. Vou tentar de novo! Usando uma agulha fina de bebê, começou a sair sangue.  Extravasou novamente. Encontraram outra e extravasou mais uma vez. “Vamos ver no pé agora”. Para quem já foi operado em SP sem anestesia, no pé não terá problema, disse.  Encontraram uma veia no pé, furaram, mas também extravasou. Cansadas, uma delas telefonou para alguém e pediu socorro. Uma terceira vampira do bem entrou na sala e tentou, tentou e furou de novo e conseguiu retirar dois frascos de sangue suficientes para realizar os exames que o médico pediu.  Fernanda,  finalmente conseguiu  com uma só agulhada, estava usando um batom roxo  e, olhando-a atentamente, lembrei mais uma vez da música de Leo Jaime,  “As sete Vampiras”. Das sete da música,  só estavam três tentando retirar meu sangue e a Fernanda com batom roxo, conseguiu!

“Pronto, acabou”, disse-me ela.  Levantei da poltrona com sete adesivos que tapavam as agulhadas que recebi nos braços e  nas pernas.  Estava feliz, porém.  Finalmente das sete vampiras  da música do Leo Jaime, três me atenderam e a Fernanda, conseguiu retirar meus dois frascos de sangue.


Depois, uma quarta pessoa entrou  e foi tratada por  “doutora” pelas três que lá estavam. Essa quarta parecia ser  enfermeira chefe ou seria a médica que examinaria meu sangue, ou só teria entrado para ver quem seria o paciente da UNIMED  que tinha tenta dificuldades para encontrarem veia no braço dele? 

2 comentários: