quinta-feira, 10 de maio de 2012

NOVA PROPAGANDA DA PEUGEOT

Depois de ter sofrido “esmagamento” na propaganda despropositada, ridícula, infantil e preconceituosa da Peugeot, o “estagiário” está de volta de forma triunfal: agora aparece atendendo à uma senhora acompanhada da neta, linda moça e depois, junto com ela, sai para almoçar em um carro da marca.

A propaganda foi refeita um pouco tarde, porém, com  a empresa espalhando argumentos, distribuindo notas de esclarecimentos e, com isso, tentando justificar o injustificável para muitas pessoas, mas felizmente voltou atrás e percebeu que tinha desenvolvido uma campanha publicitária chamada de “o estagiário”, que poderia ter sido bem intencionada mas, ao mesmo tempo,  se tornou ofensiva à classe de estagiários.

Sobre a propaganda anterior, contra a qual escrevi, quando o “estagiário” era “esmagado” pelos prováveis compradores de carros da marca que se aglomeravam a porta da loja esperando-a abrir, já me manifestei e agradeço as congratulações e a crítica recebida, felizmente uma só, que fiz questão de mantê-la em minha página,  para ridicularizar meu crítico.

Quanto à nova propaganda, os mesmos protagonistas da infeliz propaganda anterior, usam o mesmo argumento, mas o “estagiário” atende a neta muito bonita de uma provável compradora e depois sai no carro para almoçar com a moça. Menos mal, apesar de ter sido refeita um pouco tarde!

Em todos meus blogs onde publico, recebi mais de 4 mil leituras e mais de 80 comentários contrários à propaganda, taxando-a de preconceituosa, irracional  e outros adjetivos superando, em muito, crônica que escrevi sobre à falta do uso de cinto de segurança pelos policiais que dirigem viaturas, inclusive pelo próprio motorista que pratica  uma direção ofensiva.

Embora com muitos comentários, alguns esclarecimentos, muitas ofensas, os motoristas de viaturas policiais continuam dirigindo sem usar o cinto de segurança e parece que tudo é permitido, mesmo para os agentes da Lei que deveriam servir de exemplo à sociedade.

Recebi nota de esclarecimento da Peugeot e a publiquei em meus blogs.

Na nota, informava à Peugeot que à época em que dirigi uma instituição, a qual fui diretor por doze anos consecutivos, também mantinha parceria com o CIEE e que possuía uma política de valorização de estagiários no quadro, mas parece que a Peugeot ou foi convencida ou forçada a promover outra campanha com relação ao uso correto, consciente e responsável do “estagiário”.

Difícil é entender como os órgãos que regulam as propagandas na TV permitiram que a propaganda do “estagiário” continuasse  tanto tempo sendo veiculada mas agora querem proibir o clipe de uma música do cantor negro Alexandre Pires, que usa uns “macacos” fantasiados, por considerá-la racista e preconceituosa contra as mulheres!

Mais eróticos de que alguns programas no horário da tarde nas TVs abertas, durante o dia, impossível!

O poeta, cronista e critico social Paulo Rego, que publicou crônica no Recanto das Letras também comentando a propaganda da Peugeot e criticando, ainda, um comentário ofensivo e desmerecido de uma pessoa  anônima deixado em minha crônica – talvez seja da agência de publicidade que elaborou a campanha .

A pessoa anônima que mereceu a enérgica repulsa do poeta Paulo Rego só conseguiu demonstrar toda sua falta de caráter para assumir o que escreve porque eu fiz uma crítica séria, tão séria que a propaganda fora modificada usando os mesmos atores.

Parabéns à nova propaganda da Peugeot usando os mesmos atores como personagens e dando à chance ao estagiário “esmagado” de almoçar com uma atriz linda, sensual e muito atraente.