domingo, 30 de setembro de 2012

"OPERAÇÃO CRACOLÂNDIA" NÃO FOI UM FRACASSO E DEVE PROSSEGUIR!


A retirada de usuários de crack para tratamento médico em SP, da chamada região da cracolândia, não foi um fracasso total; apenas não alcançou de imediato os resultados que esperavam as autoridades, mas deve continuar até a vitória, com o total tratamento de todos os viciados em drogas. Eles não criminosos. Apenas vítimas dos criminosos, traficantes e distribuidores de drogas. Mas não será fácil tratá-los; porém, ainda é possível!



A “operação cracolândia” de combate à dependência química não foi de todo um fracasso, como a imprensa está divulgando. Ela deve continuar, embora a maioria não tenha sido encaminhada à reabilitação e voltaram para a rua. Devido à enorme dificuldade de tratamento, isso não significa que as áreas sociais do Município de São Paulo devam desistir de seu objetivo.


É verdade que as ruas do centro de São Paulo novamente voltaram a abrigar usuários de drogas, mas isso não significa que trabalho fracassou na operação para acabar com a cracolândia. O combate à dependência química é difícil, exige etapas, determinação e continuidade. Só para o vício é rápido, imediato e destruidor!


Segundo a medicina, ainda não existe um tratamento único e ideal para combater os efeitos do crack no organismo. Medicamentos e terapias ainda precisam de mais evidências científicas porque o que existe registrado clinicamente é que só um terço dos doentes do vício “se cura”, mas ainda existe um vácuo terapêutico nebuloso quando se fala de dependência química.


O próprio conceito de um tratamento eficaz ainda está sendo motivo de debates porque os dependentes químicos considerados curados ainda usam drogas eventualmente, mas conseguem ter uma vida familiar, profissional e social adequada. Outros alcançaram apenas  a abstinência, mas não trabalham, não saem de casa e é colocado em xeque essa cura por muitos psiquiatras.


Desde janeiro 2009, quando começou a operação policial na região da cracolândia, 80 dependentes foram internados. Em julho de 2009 mais 3 mil dependentes foram internados, mas só 35% conseguiram concluir seus tratamentos, percentual igual aos viciados em crack existentes no mundo.


Desse total de “curados”, 60% recaíram. Essas recaídas não significam que o trabalho deve ser abandonado, esquecido, pelos setores sociais do Município de São Paulo.


De acordo com especialistas, ainda não existe a palavra “cura” para o vício do crak, mas os pesquisadores estão trabalhando para conseguir isso. A palavra mais usada entre os especialistas é simplesmente a “abstinência estável” (in “O tratamento do usuário do crack, psiquiatra Marcelo Ribeiro).


No tratamento do dependente químico etapas devem ser seguidas, como a identificação clínica do paciente, partindo para a desintoxicação, depois testes de monitoramento, intervenções psicossociais e manutenção. Mas não existem medicamentos aprovados especificamente para combater a dependência de cocaína ou crack. O que existem são várias drogas usadas para aprimorar o funcionamento cognitivo e emocional do paciente e evitar recaídas, segundo a literatura médica.


Devido a isso, não considero que o trabalho social de combate ao crack, realizado na cracolândia, em São Paulo, tenha sido um fracasso total porque ele é lento, demorado e contínuo. Só os efeitos da droga são rápidos e avassaladores, transformando os dependentes em trapos humanos que ainda andam e perambulam pelas ruas.

2 comentários:

  1. Boa noite Carlos.. sou moradora do centro de São Paulo, ou melhor, da famosa cracolândia. Após a suposta operação, existem bem menos usuários de crack circulando na região. Pra você ter uma ideia, antes de todo esse alarme, o movimento por aqui era muito mais intenso. Durante a noite, gritos de varejo ecoavam por aqui.. uma triste realidade!! Fiquei admirada em saber que não só em São Paulo, mas em todo Brasil repercute esta lástima que vivem as ruas do centro. Infelizmente a droga ainda não fora destruída.. Parabéns pelo texto que muito chamou minha atenção! Até mais..

    ResponderExcluir
  2. Aproveito e lhe convido a ser meu amigo, assim podemos trocar informações, poesias e tudo o que for relacionado a literatura!! Beijos

    ResponderExcluir