sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O QUE UM LÁPIS PODE DIZER SOBRE A VIDA!



A linda, filosófica e perfeita mensagem “O LÁPIS” que circula pela rede social, me fez recordar um fato acontecido na década de 80 em uma prova de vestibular. A sugestão da prova discursiva, ou prova escrita, naquele ano, era: “QUAL A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA BORRACHA PARA A ECONOMIA DA AMAZÔNIA?”.

Os vestibulandos da época esperavam um tema mais fácil à dissertação escrita da prova daquele ano. Indecisos com o que responder nessa sugestão tão complexa para quem não conhece a história econômica da Região Amazônica, um aluno respondeu de lápis a frase “o que o lápis escreveu no papel a borracha apagou”.

A resposta curta e direta do aluno lhe rendeu nota máxima e muitas discussões entre professores da época. Alguns achando que o aluno, por não saber nada sobre o assunto, teria respondo de propósito e depois apagado também de propósito sua resposta e outros defendendo a criatividade do aluno!

Deixando esse fato de lado a questão histórica da complexa pergunta feita na prova, o que importa nessa crônica mensagem filosófica contida no simples e-mail “O LÁPIS”, que começa assim, após o garoto observar que seu avô estava escrevendo algo em uma folha de papel e teria lhe perguntado se era para ele, o neto, que o avô escrevia. O avô teria respondido:

  
- Sim, estou escrevendo algo sobre você. Entretanto, mais importante do que as palavras que estou escrevendo, é este lápis que estou usando. Espero que você seja como ele, quando crescer.

O menino olhou para o lápis, e não vendo nada de especial, intrigado, comentou:



- Mas este lápis é igual a todos os que já vi. O que ele tem de tão especial?- Bem, depende do modo como você olha. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir vivê-las, será uma pessoa de bem e em paz com o mundo – respondeu o avô.



A partir desse momento, o avô teria começado a  explicar ao garoto os  cinco sentidos da vida através do lápis, dizendo-lhe que  dependeria do o olhar que ele teria sobre sua havia e teria explicado as cinco qualidades do lápis que também devemos ter e seguir na vida para ser uma pessoa de bem e em paz com o mundo:


PRIMEIRA QUALIDADEAssim como o lápis, você pode fazer coisas grandiosas, mas nunca se esqueça que existe uma “mão” que guia os seus passos, e que sem ela o lápis não tem qualquer utilidade: a mão de Deus.


SEGUNDA QUALIDADE: Assim como o lápis, de vez em quando você vai ter que parar o que está escrevendo, e usar um “apontador”. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas ao final, ele se torna mais afiado. Portanto, saiba suportar as adversidades da vida, porque elas farão de você uma pessoa mais forte e melhor.

TERCEIRA QUALIDADE: Assim como o lápis, permita que se apague o que está errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos trazer de volta ao caminho certo.

QUARTA QUALIDADE: Assim como no lápis, o que realmente importa não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro dele. Portanto, sempre cuide daquilo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário