quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

BOLA DE SANGUE...!


Enquanto bolas de sangue da chacina ocorrida em Manaus, continuam sendo arremessadas por sobre a rede de voley ou levadas de mão em mão rumo à cesta para fazer mais um ponto de basquete pela incompetência de todos, as autoridades públicas procuram e culpar uma única pessoa matança com tiros e decapitação de corpos na penitenciária do Sistema Prisional Anísio Jobim, em Manaus – Compaj.  

Sim, a chacina precisa ser apurada ouvindo todos os atores envolvidos,  Porém, todos são culpados e inocentes ao mesmo tempo. O problema é mais grave do parece ser. Uma parte dele pode ser atribuída a falta de liberação dos bilhões de reais acumulados no Fundo Penitenciário Nacional, que só agora  começarão a liberar, mas querem encontrar um único culpado para assumir toda a responsabilidade coletiva da falência do sistema! A bola da vez está sendo a empresa Humanizzare, que mantém um contrato milionário com o Governo do Estado, tem culpa pela chacina.  Mas a maior culpa reside, principalmente, no modelo falido de ressocialização de detentos que existe no Brasil, sem uma política realmente de recuperação e tratamento contra a dependência química dos presos.  Dos anos de pena a cumprir, pelo menos três deles poderiam ser destinados à tratamento químico, oferecido pelo Estado..

Também enquanto isso, dois periquitos retornam diariamente desde o dia 31, para comer uvas no pátio da área técnica do apartamento do primeiro andar do Condomínio Mundi, onde resido.  Estressados e com o coração batendo  forte, salvei  cinco da morte por atropelamento. Eles caíram das árvores em que dormiam, assustados com barulho dos  fogos de artifício que estouravam nos céus. Ajudado por amigos, dei-lhes água e os soltei. A natureza, dita irracional, agradece o que se faz por ela. Os humanos, racionais, procuram sempre culpar alguém pela incompetência coletiva.  O ano novo foi recebido com euforia e com os velhos e insolúveis problemas nas Penitenciárias do Brasil, verdadeiros depósitos de seres humanos.

Dois periquitos salvos por mim e os amigos que estavam passando o ano no apartamento, quando lhes dava água direto da torneira sangravam pelo bico e os colocava na fruteira para descansar.   Depois os cinco voaram para a árvore, dois passaram a retornar todos os dias, desfilando garbosamente suas belezas inocentes. Comem e voam para árvore e depois retornam de novo e dou-lhe mais uvas e água. Não tenho certeza, mas suponho que sejam dois que estavam sangravam.  Tenho certeza, porém, que continuam livres e soltos, retornando a árvore quando querem e vindo comer uvas a hora que desejam. Deixei também uma vasilha com água para tomarem quando quiserem, mas nunca os vi bebendo nada! Comendo uvas, já os vi diversas vezes.

Voltando à questão prisional no Brasil, espanta-me saber que enquanto as autoridades arremessam as bolas de vôlei e basquete procurando encontrar um único culpado, Fundo Penitenciário do Brasil possui bilhões em caixa e não os libera para os Estados. Depois da carnificina em Manaus, os recursos existentes serão liberados para à aquisição de aparelhos de raio X, detectores de metais  e outras necessidades estruturais. Mas por que só estão liberando agora e não antes, quando poderiam ter evitado as revoltas nas Penitenciárias de Urso Branco, em Porto Velho e Pedrinhas, no Maranhão? Se não entrar celular e com bloqueios a acesso as redes sociais, os detentos membros das facções criminosas que dominam as prisões do Brasil, não terão a divulgar nenhuma foto de festa, mostrar armas e facões e nem desfilarão de um lado para o outro ligando para todos como se fossem seus escritórios do crime! Os servidores das penitenciárias que também fazem uso de celular durante seus trabalhos, no início também serão prejudicados, mas depois. Poderá haverá protestos, mas  será solucionado com o tempo e passará a ser normal o bloqueio inclusive dos aparelhos dos servidores.

O que não pode e não deve continuar acontecendo é a facção criminosa escolher e indicar diretores de presídios, os governadores os nomearem e acharque tudo esteja resolvido. Essa hipocrisia de mentiras e meias verdades precisa ter um fim, antes que todas as prisões brasileiras recepcionem políticos condenados por envolvimento em Caixa 2,  desvios de recursos públicos licitações dirigidas, obras que começam e nunca terminam e desvios de dinheiro do FUNDEB- Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e da Petrobrás, via contrato com a Odebrechet e outras construtoras envolvidas.

Aí seria o fim da picada!




4 comentários:

  1. Michel Themer se pronuncia sobre a chacina em presidio no amazonas mas não esclarece nada.
    O dito pelo não dito.

    ResponderExcluir
  2. Manaus tá cunscaralho na Midia, né?  Primeiro as chuvas, o jacaré na rua, a rebelião, o Bryan fugitivo e comedor de jaca,  o Melo, Globo news, a ONU, o Papa, Funk da FDN, minisséries do José Aldo e Milton Hatoum ..mas preferia quando achavam que aqui só tinha Mato....!

    ResponderExcluir
  3. Meu Caro Carlos; falta é muita vergonha na cara dos nossos dirigentes, Fica, agora, o jogo de empurra pra cá, empurra pra lá, e não há disposição de, pelo menos, alguma titude digna que se vislumbre uma solução. Escreva aí, meu amigo Carlos, este presídio não é o único que está na situação que chegou, porque tem muitos outros barris de pólvora espalhados pelo nosso país.

    ResponderExcluir
  4. Costa, que absurdo

    ResponderExcluir