segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

PRAGA PIRIQUITAL!


O periquito, quase nas cores da bandeira do Brasil foi embora e me deixou com saudades e lembranças registradas em meu celular com fotos e filmagens dele subindo para comer as uvas que as deixava em um prato e descendo da área técnica usando o gradil branco que protege e esconde os condensadores que refrigeram os ambientes em que dormimos!

Mesmo sem fazer parte da facção criminosa “OS PERIQUITOS SOBREVIVENTES DO NORTE”, ele morreu atropelado, como morrem os presos da denominada e existente FAMILIA DO NORTE- FDN.  Todos os dias, comparecia e vinha tomar  café com uvas que lhe dava sobre o condensador do ar condicionado. Mas deixou  de vir e me fazer deliciar com seu ritual de subir e descer se agarrando pelo bico nas grades, embora fosse livre e soubesse  voar.  Como tem quase uma semana que não repete seu ritual, acho que  também fora assassinado pelo pneu de carros apressados, só porque não fazia parte da  facção! O periquito era verde, amarelo e tinha uma estrela branca na testa, conhecido como “estrelinha”, diferente do chamado periquito “asa branca”, por ter a ponta das asas na cor branca.  Nele só faltavam às cores azul e branco para representar a destruída cor da bandeira do Brasil. Ele deve ter sido assassinado pela covardia dos homens!  

Diariamente, o filmava e fotografava subindo e descendo graciosamente pelo basculante entreaberto do banheiro da suíte do apartamento, como se fosse um voyer apaixonado por sua beleza. Deixou de vir e comentei com minha esposa Yara. Ele, de tanto vir fazer sua escalada e descansar em um canto depois de comer, já  estava me deixando mal acostumado, por me permitir vê-lo sem pudor...enquanto tomava banho às 9 da manhã! Pela Rede Amazônica de Televisão, retransmissora da Rede Globo em Manaus,  em meio a  reportagens  das chacinas nas Penitenciárias do Brasil pelo controle de pontos drogas, uso de redes sociais em celulares e tráfico de armas, tudo de forma livre como se fosse a casa deles e não uma prisão, também assisti cenas de periquitos esmagados pelos pneus dos carros que transitam em elevada velocidade pela Avenida Efigênio Sales,  mesmo com placas sinalizando e pedindo aos motoristas principalmente reduzam a velocidade e os carros grandes circulam pela direita no pequeno trecho de menos de 200 metros. Vi com sentimento de raiva o total desrespeito às placas e depois retornem à faixa da esquerda como determina o Código de Transito Brasileiro.  Os caminhões, carretas e outros veículos grandes transitam em elevada velocidade pela esquerda, os  derrubam das árvores em que dormem o sono dos justos e os esmagam com os seus apressados veículos em alta velocidade. O periquito que desfilava diariamente sua graciosidade majestosa para mim, deve ter se tornado também uma das vítimas da imprudência e ignorância e o seu sangue deve ter ficado jorrado no chão,  cobrindo de vermelho o asfalto negro do progresso!

Quais providências tomará o IPAAM, contra quem envenenou os periquitos?  O presidente do órgão ambiental do Estado confirmou na entrevista que os mais de 200 que morreram  envenenados. Talvez tenha sido por isso que quase todas as palmeiras que ornamentavam a entrada do Condomínio Efigênio Sales, cobertas por telas que foram retiradas depois da primeira morte absurda,  também estejam morrendo aos poucos, uma após outra, como se tivesse uma sido uma “praga piriquital”!

4 comentários:

  1. Também gosto deles. Me alegro ao ver sua algazarra em vôos rápidos.

    ResponderExcluir
  2. É, meu amigo Carlos, a maldade humana não tem limites e, com certeza, foi algum

    ResponderExcluir