quarta-feira, 2 de março de 2011

SÃO PAULO EMBAIXO D'ÁGUA

                   O programa Globo Universidade já mostrou: existe um asfalto poroso que em menos de 30 minutos manda toda a água das chuvas para o lençol freático, mas parece que a Prefeitura de São Paulo não assistiu a esse programa ou não o quer adquirir. As constantes alagações com esse asfalto poroso já teriam pelo menos diminuído.
                    Perdas de carros, móveis e imóveis e outros bens continuam  acontecendo na cidade de São Paulo e nada é feito. Nem indenizações as vítimas recebem. Pagam impostos, mas pouco ou quase nada recebem em troca desse imposto! É hospital falindo; falta de remédios, crianças morrendo em berçário neo-natal e outras coisas mais. E acho que foi a própria USP que provou que o novo asfalto é bom e dá resultados. Mas os moradores também são culpados. Jogam lixos nos bueiros. Eles entopem-nos e a cidade vira um caos.
                   Devido ao excesso de concreto na cidade, de ruas asfaltadas,  de lixo jogados nas ruas, calçadas, represas e nas margens dos dois rios que cortam a cidade uma pequena chuva é suficiente para causar tormentos e prejuízos em São Paulo.
                   Todos têm culpa: o poder público e a população, as duas pontas de uma equação que não se entendem e nunca se fecharão.
                   Enquanto isso, vemos pelas redes de TVs o choro das pessoas mais carentes, as mortes por desmoronamento de barracos (alguns nem tão barracos assim!). o desmoronamento de morros, e outras tantas tragédias que todos já esperam nesses meses mas nenhuma providência é tomada.
                   Se as novas ruas de São Paulo recebessem o novo asfalto ecologicamente correto, muitas tragédias já teriam sido evitadas.
                   Mas é uma queda de braço insensato: eu pago meu imposto e quero melhorias na minha rua! O prefeito manda asfaltar tudo, abrir bueiros, mas de nada adianta porque em poucos meses estão todos entupidos.
                   Enquanto o Poder Público não se entender com o povo, o problema vai continuar. Enquanto o povo não cooperar com o Pode Público, fazendo a sua parte, não jogando sacos plásticos, papéis, copos, garrafas plásticas nos bueiros para entupi-los quase que conscientemente, também não vai adiantar o Poder Público fazer a parte dele!
                   Nessa queda de braço do “eu pago meu imposto e essa é uma obrigação da Prefeitura e não minha!”,  com a Prefeitura dizendo “é o povo que joga lixo nas ruas e entope os bueiros”, não chegaremos a qualquer lugar! Apenas presenciaremos, estarrecidos, mais alagações, mais lágrimas e mais prejuízos incalculáveis para o povo mais pobre.
                   O rico, que mora em prédios, só tem enchentes em garagens e tem como recuperar rápido. O pobre, coitado, tem que começar tudo de novo e geralmente não tem mais idade para isso, pois foi embora o patrimônio de toda uma vida, por uma simples e inofensiva chuva de verão. Inofensiva sim, se o asfalto ecológico já tivesse sendo adquirido. Solução já existe. Mas falta vontade política!

Nenhum comentário:

Postar um comentário